Pinturas para a Copa do Mundo em ruas de Primavera do Leste exigem autorização da Prefeitura
Moradores poderão manter a tradição de decorar os bairros, mas deverão seguir regras para garantir a segurança no trânsito e preservar a sinalização viária Foto: Alysson Felipe
A Copa do Mundo 2026 já começou e a Seleção Brasileira entra em campo no próximo sábado (13). A tradicional decoração das ruas em apoio à Seleção poderá ser realizada e a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, orienta a população sobre as regras para a realização de pinturas em vias públicas durante o período da Copa do Mundo.
Para começar, os moradores precisam obter autorização prévia junto à Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) e respeitem as normas estabelecidas pelo município.
De acordo com a coordenadora da CMTU, Marta, a medida busca garantir que as pinturas não comprometam a segurança viária nem prejudiquem a sinalização existente.
“Antes de iniciar qualquer pintura, você deve solicitar uma autorização à Prefeitura junto à CMTU. Com a chegada da Copa do Mundo, muitos moradores querem manter viva a tradição de pintar as ruas. Por isso, fique atento às regras. As avenidas principais do município, especialmente na região central e comercial da cidade, não poderão ser pintadas, mas as demais vias estão disponíveis para receber as decorações mediante autorização”, explicou.

Entre as determinações da CMTU, está a proibição de qualquer pintura sobre a sinalização horizontal existente, como faixas de pedestres, lombadas, símbolos de trânsito e demais marcações pintadas no asfalto.
Outro requisito é a utilização exclusiva de tinta à base de água e de fácil remoção, evitando danos ao pavimento e facilitando a limpeza após o período festivo.
Regras para pintura das ruas
* Solicitar autorização prévia junto à CMTU;
* Não pintar avenidas principais, especialmente na região central e comercial;
* Não cobrir ou alterar faixas de pedestres, lombadas e demais sinalizações de trânsito;
* Utilizar apenas tinta à base de água e de fácil remoção;
* Respeitar as orientações da equipe de trânsito durante a execução dos trabalhos.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana reforça que a iniciativa busca conciliar a celebração da Copa do Mundo com a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Os moradores interessados em decorar suas ruas devem procurar a CMTU para obter as orientações e autorizações necessárias antes do início das pinturas.
Com organização, responsabilidade e respeito às normas de trânsito, a população poderá manter viva a tradição da Copa do Mundo e colorir os bairros de Primavera do Leste para torcer pela Seleção Brasileira.






