A construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Pindorama já tem data marcada, 12 de dezembro. A informação foi repassada pelo prefeito José Carlos do Pátio durante audiência com o vereador dr. José Felipe Horta, na manhã desta quarta-feira (23), em seu gabinete no Palácio da Cidadania.
Durante o encontro, também foi tratada a realização de uma audiência pública para discutir com os moradores melhorias à região e a implantação de um projeto que deve ser referência para todo o Estado, que é a Escola Ambiental. A audiência, provavelmente, deve ocorrer no próximo mês.
A reunião entre o prefeito e o vereador dr. José Luis Felipe Horta foi acompanhada pelos secretários municipais de Saúde e Educação, além do gestor do Gabinete de Segurança Pública (Gasp), Izalba Albuquerque, Mara Gleibe e Valdemir Castilho, o Biliu, respectivamente.
“A construção da UBS para atender os moradores da região do Pindorama, que contava apenas com um postinho de saúde, será licitada no dia 12. A UBS, que será a maior da cidade, tem alguns diferenciais no projeto, como um auditório”, comentou o prefeito José Carlos do Pátio.
Outro assunto debatido na audiência é a situação das olarias existentes aos fundos da Vila Planalto, ocupando uma área de mais de 40 mil metros quadrados.
A área já foi desapropriada, segundo o prefeito e, por sugestão do vereador, no local deve ser implantada uma Escola Ambiental. O projeto, que deve ser a primeira do Estado, está na fase final de discussão.
“O vereador dr. José Felipe vem se dedicando a esta questão da Escola Ambiental. Agora, ele irá discutir com a Secretarias de Educação e de Meio Ambiente para instituir a escola, que será a primeira do Estado e será muito importante para contribuir no sentido de termos uma cidade cada vez mais sustentável”, afirmou José Carlos do Pátio.
Ele lembrou que o município construiu ecopontos, investiu pesado em saneamento básico e hoje conta com coleta seletiva, usina de reciclagem de lixo e é uma das poucas cidades que conta com aterro sanitário para destinação correta de resíduos sólidos.
“No entanto, infelizmente, algumas pessoas ainda têm a prática de depositar lixo de forma irregular em vários pontos da cidade. Nesse sentido, a Escola Ambiental terá um papel importante para coibir esta prática ilegal e, assim, no futuro este problema deixe de existir”, frisou o prefeito.
O vereador dr. José Felipe Horta agradeceu ao prefeito José Carlos do Pátio pelos atendimentos das demandas e reconheceu o trabalho que vem sendo feito pela gestão municipal para se ter uma cidade ambientalmente sustentável.
“A educação é muito importante para não termos no futuro muitos dos problemas ambientais que temos hoje. O projeto da Escola Ambiental será o primeiro do Estado e o PSF (Unidade Básica de Saúde) será o primeiro para atender os moradores ali da região do Pindorama e do Planalto. Será um PSF bem bonito e amplo e que vai ajudar toda aquela região”, assinalou o vereador, que informou já ter ido conhecer in loco o funcionamento em outras três cidades de São Paulo o projeto da Escola Ambiental.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis