• 8 de novembro de 2025
#Polícia

Polícia Militar realiza primeira incineração de drogas apreendidas por Termo Circunstanciado de Ocorrência

Foto:

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta sexta-feira (7.11), a primeira incineração de drogas apreendidas por Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em ações de policiamento tático e ostensivo nas regiões de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger, por meio das equipes do 1º, 2º Comandos Regionais e Comando de Policiamento Especializado.

Ao todo, foram registrados em 2025, 1.878 TCos, sendo retirados de circulação quase dois quilos de entorpecentes, entre maconha, pasta base de cocaína e outros.

O TCO é um procedimento legal utilizado para registrar infrações penais de menor potencial ofensivo, crimes cuja pena máxima é de até 2 anos ou multa, e é lavrado diretamente pelos policiais militares no Estado. O uso do TCO foi regulamentado para agilizar o processo diretamente no local dos fatos, servindo como um registro informativo para o Juizado Especial Criminal.

Os ilícitos foram devidamente periciados por servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) com os respectivos laudos definitivos junto aos processos de TCO, previsto no art. 28 da Lei de Drogas (nº 11.343/2006), que criminaliza a posse para consumo pessoal, no entanto, com penas alternativas sem prisão, como advertência, prestação de serviços à comunidade e medidas educativas.

Além da PMMT e Politec, agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Ministério Público Estadual também participaram do ato de incineração dos entorpecentes, que ocorreu nas dependências da empresa Incomal Móveis Anatômicos, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá.

O comandante-geral adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Wilian Dorileo, destacou que a incineração das drogas apreendidas representa um marco importante no enfrentamento à criminalidade no Estado.

“Cada ilícito retirado de circulação e destruído simboliza o resultado direto das ações de policiamento tático e do empenho dos militares nas ruas. Com isso, reforçamos nosso compromisso com a segurança da população e mostramos que a presença da Polícia Militar está cada vez mais forte e eficaz no combate à criminalidade. As ações da Polícia Militar foram intensificadas em todo o Estado, a partir do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas”, apontou.

Fonte: PM MT – MT

Polícia Militar realiza primeira incineração de drogas apreendidas por Termo Circunstanciado de Ocorrência

Sema apreende 47 kg de pescado irregular

Polícia Militar realiza primeira incineração de drogas apreendidas por Termo Circunstanciado de Ocorrência

Procons de Mato Grosso fiscalizam escolas particulares