• 18 de outubro de 2025
#Cultura #Destaque #Primavera do Leste #Redes

CULTURA

Escola de Teatro Municipal é a representante de Mato Grosso no Festival FETRAN em Brasília/DF

Teatro de Primavera do Leste é referência nacional
Foto: Assessoria

A Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino, de Primavera do Leste (MT), está em Brasília participando das atividades do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN), promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O FETRAN é uma iniciativa da PRF em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), voltada à educação para o trânsito por meio da arte. O festival propõe um diálogo entre teatro e cidadania, utilizando a arte como ferramenta didática para sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento responsável no ato de transitar, buscando formar cidadãos comprometidos com a própria segurança e com a do outro. A iniciativa também estimula a produção cultural e artística no ambiente escolar, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes e preservar vidas.

Durante a programação, dois espetáculos da Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste se apresentaram na sede da PRF em Brasília para alunos e autoridades federais: LIX-O, do Polo CRAS Ivone Agnes, e Conect, do Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado. As obras foram criadas a partir de processos pedagógicos desenvolvidos nos polos da escola e exploram, de maneira simbólica e crítica, temas como utilização do celular enquanto dirige, respeito e responsabilidade no trânsito.

O teatro, nesse contexto, atua como um meio de comunicação sensível e direto, buscam provocar o público, instaurando um espaço de reflexão sobre o modo como nos movemos e nos relacionamos nas cidades.

A Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste utiliza o sistema Faces de ensino e, hoje, é referência em teatro para infância e juventude em todo o país. Aliando ensino à práticas de montagem, desenvolve crianças e adolescentes a partir de suas vivências buscando autonomia em cena e fora dela. Pensando, sempre, o teatro como resultado do território em que estão inseridos, mas sem abandonar suas subjetividades e a maneira particular de cada criança e adolescente enxergar o mundo e se enxergar nesse mesmo mundo.
A delegação de Primavera do Leste é composta por 20 integrantes, entre alunos e professores, sob coordenação de Ana Dorst – coordenadora da Escola Municipal de Teatro. A equipe pedagógica conta com os professores Danilo Carvalho, Marcione Neves, Wellini Izidre e Sabrina Nathany.

A participação da escola em Brasília foi viabilizada através da Polícia Rodoviária Federal – PRF, FETRAN – Festival Estudantil Teatro para o Trânsito com o apoio da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) e do Ponto Faces de Cultura.

Escola de Teatro Municipal é a representante de Mato Grosso no Festival FETRAN em Brasília/DF

Bombeiros usam água e enterram fardos de

Escola de Teatro Municipal é a representante de Mato Grosso no Festival FETRAN em Brasília/DF

Polícia Civil prende condenado por integrar facção