Incêndio em subestação do Paraná causa apagão que deixou 295 mil clientes sem energia em Mato Grosso
Falha atingiu ao menos 15 estados e o Distrito Federal; normalização ocorreu em até 2h30 após o incidente Foto: Reprodução
Mato Grosso foi um dos estados afetados pelo apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14), que atingiu 15 estados e o Distrito Federal. No estado, 33 municípios e cerca de 295 mil clientes ficaram sem energia elétrica.
Segundo a Energisa, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou automaticamente o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) após instabilidade no sistema. A falha teve início às 0h32, quando um incêndio atingiu um reator na subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), interrompendo o fluxo de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
Cerca de 10 mil megawatts foram desligados em todo o país. A recomposição começou de forma controlada e, em até 1h30, o fornecimento foi restabelecido em quase todas as regiões — no Sul, a normalização levou cerca de 2h30.
O Ministério de Minas e Energia confirmou o incidente e informou que o caso será analisado em reunião com o ONS e demais agentes do setor até sexta-feira (17). As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.