Ação Integrada da PF e Exército combate garimpo ilegal de ouro em Mato Grosso
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em áreas próximas à Terra Indígena Sararé; oficinas mecânicas eram usadas para ocultar maquinários Foto: Reprodução
A Polícia Federal, com apoio do Exército Brasileiro, deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) uma operação contra a extração ilegal de ouro em áreas próximas à Terra Indígena Sararé, nos municípios de Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste, em Mato Grosso.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais das cidades vizinhas, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres.
As investigações tiveram início a partir de informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apontaram a possível participação de empresários na guarda e manutenção de maquinários usados em garimpos ilegais. De acordo com a PF, oficinas mecânicas funcionavam como pontos estratégicos para ocultar escavadeiras, tratores e outros equipamentos.
O objetivo da operação é desarticular a estrutura logística que mantém a atividade ilegal. O material apreendido será analisado para identificar os financiadores do esquema. Os investigados poderão responder por crimes ambientais e usurpação de bens da União.