Procon de Primavera do Leste presente em evento que reúne Procons de todos os municípios mato-grossenses
As Reuniões Técnicas são ações permanentes do Procon-MT, realizadas para fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor Foto:
Entre os dias 13 e 15 de agosto a coordenadora do Procon de Primavera do Leste, Aline Crema Fossari, representa o município de Primavera do Leste, em um evento que tem como finalidade ‘promover o alinhamento de ações, capacitar e discutir temas relacionados à defesa do consumidor mato-grossense’: é a 49ª Reunião Técnica de Procons, que está sendo realizada na cidade de Sorriso.
O encontro reúne coordenadores de Procons dos 52 municípios do estado onde o órgão está implantado e é organizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A Secretária Adjunta de Defesa do Consumidor, Cris Vaz é uma das formadoras ao longo do evento e destaca a importância de promover o encontro com os dirigentes municipais.
‘As Reuniões Técnicas são ações permanentes do Procon-MT, realizadas para fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e capacitar os Procons Municipais. Nos encontros, também definimos estratégias conjuntas para aprimorar o atendimento ao cidadão e a fiscalização do mercado de consumo em todo o Estado”, explica.
Para Aline Fossari, coordenadora do Procon local, “a participação na 49ª Reunião Técnica de Procons é de suma importância pois fortalece laços, unifica entendimentos e posicionamentos além de qualificar o órgão para melhor atender ao consumidor. É muito importante o entendimento que o prefeito Sérgio Machnic tem, com relação à importância sobre o assunto, ao mesmo tempo em que oportuniza aos servidores do órgão essa qualificação’.
Durante o evento estão acontecendo palestras e mesas temáticas sobre temas atuais e recorrentes da defesa do consumidor. Entre os assuntos abordados estão a Lei do Superendividamento, fiscalização de eventos, fiscalização de escolas, serviços de fornecimento de energia elétrica e de distribuição de água, monitoramento de mercado (Black Friday e datas comemorativas), fraudes dos consignados e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), entre outros.