Nova turma de oficina de crochê conclui curso de projeto social na Vila Iracy, em Rondonópolis
Foto: Assessoria
O projeto Flor do Cerrado, iniciativa do deputado estadual Thiago Silva, segue transformando vidas. Na Vila Iracy, em Rondonópolis, mais uma turma se formou na oficina de crochê, uma das modalidades mais procuradas do curso. O projeto leva lazer e capacita homens e mulheres, oportunizando até mesmo o empreendedorismo e a geração de renda.
A oficina teve duração de 15 dias, no espaço da Igreja Pentecostal Vou com Jesus. Dos primeiros pontos nas linhas até a confecção de peças elaboradas como tapetes, bolsas e demais acessórios. Da nova turma formada, parte já sai do curso Flor do Cerrado fechando encomendas e garantindo renda extra. “Eu já fazia crochê, mas aqui no curso o aprendizado foi aprofundado. No meu caso, eu vendo, mas a oficina funciona principalmente como terapia. Sou mãe de uma criança atípica e é nas aulas e fazendo peças em casa que encontro minha terapia”, conta Fabiana Souza, moradora do bairro Celina Bezerra que fez questão de cursar as aulas mesmo em outro bairro.
Para quem empreende, a oficina de crochê garante peças que podem ser comercializadas em valores entre R$ 300,00 e R$ 400,00, a depender da peça, dos materiais utilizados e dos detalhes produzidos de forma artesanal. “Esse é o nosso objetivo: levar cidadania, lazer e oportunidade de negócio aos homens e mulheres do nosso Estado. Cada nova turma é uma nova leva de empreendedores, de pessoas capacitadas, transformadas. Por isso o Flor do Cerrado sempre tem alta procura pelos cursos. Onde abrirmos polos, certamente teremos alta demanda”, comemora o deputado estadual Thiago Silva.
O projeto
O projeto Flor do Cerrado foi idealizado pelo deputado estadual Thiago Silva e sua esposa, Eliane Moreira. Desde a criação da iniciativa, mais de 3 mil mulheres e homens se formaram nos cursos de qualificação, visando à inserção no mercado de trabalho, ao desenvolvimento pessoal e ao empreendedorismo. Entre os cursos oferecidos estão: panificação, salgadeiro, curso de chocolate, tapeçaria, pintura em tecido, bordado e crochê, bordado em chinelo, entre outros.
Em 2025, o projeto Flor do Cerrado está pronto para se expandir pela região Sudeste do Estado e na capital Cuiabá. “Neste ano, uma das missões do Flor do Cerrado é justamente atender toda a nossa região, capacitando homens e mulheres, promovendo a geração de renda ou simplesmente a melhoria na qualidade de vida. A gente sabe que muitos dos alunos buscam, além da qualificação, um momento de terapia e encontram no Flor do Cerrado”, finaliza Thiago Silva.