Foragido com tornozeleira desligada há oito meses é capturado durante Operação Caminhos Seguros
Homem tem diversas passagens criminais e estava com mandado em aberto Foto: Reprodução
Na noite da última sexta-feira (23), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) realizaram uma abordagem de rotina em uma lanchonete no Centro de Rondonópolis, que terminou com a prisão de um criminoso reincidente, portando uma tornozeleira eletrônica desligada há oito meses.
Durante a aplicação do Protocolo de Abordagem, Busca e Checagem, os militares identificaram um indivíduo com várias passagens criminais. Após aprofundamento na checagem, foi confirmado que o suspeito estava com mandado de prisão em aberto pelos crimes de Roubo e Tráfico de Drogas.
O homem, que fazia uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, alegou que o equipamento estava desligado desde o final de 2024, o que configura quebra de cautelar judicial. Diante da situação, os policiais deram voz de prisão e encaminharam o indivíduo à 1ª Delegacia da Polícia Civil para as providências cabíveis.
Histórico de passagens criminais do conduzido:
-
2010 – Tráfico de Entorpecentes
-
2012 – Roubo
-
2013 – Receptação
-
2014 – Receptação, Tráfico de Entorpecentes e Resistência à prisão
-
2021 – Furto
-
2023 – Direção perigosa
A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que ocorre de 30 de abril a 30 de maio em todo o território nacional. O objetivo é reforçar a segurança com foco no combate à violência contra crianças e adolescentes, mas também realizar fiscalizações e capturas de indivíduos com pendências judiciais.
A operação busca combater diversos tipos de violência, como física, psicológica, sexual, institucional, além de casos de negligência ou abandono. A prisão no centro de Rondonópolis é um reflexo direto do aumento da fiscalização e da efetiva atuação das forças de segurança no combate à criminalidade.