• 4 de abril de 2026
#Destaque #Mato Grosso #Meio ambiente #Polícia #Redes #Redes Sociais

MEIO AMBIENTE

Ibama desmonta estrutura de garimpo ilegal e inutiliza máquinas em Terras Indígenas de Mato Grosso

Operação nas áreas Kayabi e Aripuanã removeu dragas, escavadeiras, ouro e mercúrio usados na extração clandestina
Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis divulgou nesta semana o balanço de uma operação realizada ao longo do último mês nas Terras Indígenas Kayabi e Aripuanã, regiões da Amazônia Legal que sofrem pressão constante do garimpo ilegal.

Durante a ação, foram neutralizadas 23 dragas escariantes, 12 balsas de mergulho, duas escavadeiras hidráulicas e um trator de esteira — equipamentos de alto impacto ambiental, capazes de provocar degradação em larga escala. Também foram apreendidos 29 motores estacionários, 13 embarcações com motor de popa, sete acampamentos clandestinos e 51,6 mil litros de óleo diesel.

Segundo estimativas técnicas do órgão ambiental, apenas uma escavadeira hidráulica pode operar por cerca de duas mil horas com esse volume de combustível, removendo centenas de milhares de toneladas de solo e devastando áreas equivalentes a dezenas de campos de futebol.

A fiscalização ainda recolheu 28,8 gramas de ouro e 36,32 gramas de mercúrio — substância altamente tóxica utilizada na separação do minério — além de um equipamento de conectividade via internet empregado para coordenar as atividades ilegais, motosserra, motocicleta e aparelhos celulares.

A operação contou com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, da Polícia Federal, da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso, do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Mato Grosso e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais.

De acordo com o Ibama, a inutilização dos maquinários ocorreu com base no Decreto nº 6.514/2008, que autoriza a destruição de equipamentos quando a remoção é inviável ou representa risco às equipes. A medida, segundo o órgão, interrompe imediatamente o dano ambiental e dificulta a retomada das atividades ilegais nas áreas protegidas.

Ibama desmonta estrutura de garimpo ilegal e inutiliza máquinas em Terras Indígenas de Mato Grosso

SINE de Primavera conta com mais de