Preços do arroz em casca registram leve recuperação com aumento das exportações no RS
Foto:
Mercado do arroz mostra sinais de estabilização
Os preços do arroz em casca apresentaram pequenas reações nos últimos dias, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O movimento indica que as cotações podem ter alcançado um patamar mínimo, após semanas de retração no mercado.
Exportações e menor oferta impulsionam valores
De acordo com o Cepea, o leve aumento nos preços foi impulsionado por dois fatores principais:
- Retração de produtores, que reduziram a oferta do grão no mercado interno;
- Aumento da demanda de exportação, especialmente em algumas regiões do Rio Grande do Sul, principal polo produtor do país.
Esses elementos contribuíram para uma maior firmeza nas negociações, ainda que o ritmo de comercialização continue moderado.
Indústrias adotam estratégias distintas nas compras
O comportamento dos compradores segue diverso entre as indústrias. Enquanto algumas optaram por antecipar aquisições no início da semana passada e agora mantêm postura mais cautelosa — com planos de suspender as compras até o início de 2026 —, outras seguem ativas no mercado, motivadas pela necessidade de recompor estoques.
Expectativa de estabilidade no curto prazo
Com a aproximação do fim do ano e o mercado ajustando oferta e demanda, analistas do Cepea avaliam que os preços do arroz devem se manter estáveis nas próximas semanas, até que novas definições sobre o ritmo das exportações e da safra 2025 influenciem novamente as cotações.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio






