A partir desta terça-feira (27), o tráfego na BR-364, na travessia urbana de Rondonópolis, sofrerá alterações devido à instalação de seis redutores de velocidade ao longo do trecho entre os km 201 e 208. Os serviços serão executados pela Concessionária Nova Rota do Oeste, das 7h às 17h, com interdição parcial (meia pista) conforme cronograma definido.
De acordo com a Nova Rota, um redutor será instalado por dia, e a pista será liberada somente parcialmente durante as intervenções. A empresa orienta os motoristas a redobrarem a atenção, planejarem seus deslocamentos e seguirem as sinalizações e orientações das equipes que estarão no local.
A iniciativa é considerada paliativa, enquanto a cidade aguarda a execução do projeto de reformulação completa da travessia urbana, que trará soluções definitivas de segurança e mobilidade. As lombadas anteriores foram removidas durante a recuperação do pavimento, o que exigiu um estudo técnico para definir novas alternativas de controle de velocidade na região — cujo limite é de 60 km/h.
A instalação dos novos redutores só foi possível após aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que a implementação de lombadas em rodovias federais não é a solução recomendada, sendo permitida apenas em caráter excepcional, diante de situações de risco à segurança dos usuários.
Com o aumento no número de acidentes e reclamações de excesso de velocidade no trecho, a medida foi adotada como forma emergencial de reduzir riscos e preservar vidas até que os projetos definitivos entrem em execução.
