RONDONÓPOLIS Vereadores aprovam projeto que oficializa feriado da Sexta-Feira Santa
O projeto foi aprovado pela unanimidade dos 16 vereadores presentes e um acordo feito com o prefeito Cláudio Ferreira garante que ele seja sancionado e publicado em Diário Oficial ainda hoje Foto: Denilson Paredes/NMT
Os vereadores rondonopolitanos se reuniram em Sessão Extraordinária na tarde dessa quinta-feira (17) para aprovarem um projeto de lei estabelecendo de forma oficial o feriado da Sexta-Feira Santa, uma das datas mais importantes do calendário cristão. O projeto foi aprovado pela unanimidade dos 16 vereadores presentes e um acordo feito com o prefeito Cláudio Ferreira garante que ele seja sancionado e publicado em Diário Oficial ainda hoje para que o feriado possa ser comemorado na cidade de forma oficial este ano.
De acordo com a vereadora Mariuva da Saúde (MDB), autora da iniciativa que culminou na convocação da Sessão Extraordinária, a sua atitude foi provocada por uma notícia de que o comércio local iria funcionar normalmente na Sexta-feira, devido ao fato de o feriado não ser instituído de forma oficial. “Quem fez toda essa articulação foi nosso Dom Maurício, nosso Bispo Diocesano, e junto com ele fizemos todo o levantamento dos dados da Câmara Municipal e descobrimos que não era realmente documentado essa questão. Graças a esse trabalho do nosso Dom Maurício, que realmente se preocupa com essa questão cristã, amanhã realmente seja feriado”, informou.
Ela ainda informou que um acordo feito pelos vereadores com o prefeito garante que o projeto seja sancionado e publicado ainda hoje, garantindo que a Sexta-feira Santa seja feriado no município. “O nosso estado é laico e nós temos na nossa Constituição os dias que podem ser considerados feriados religiosos e, como somos um país de maioria cristã e essa é uma data comemorada em todo o mundo, ficamos felizes por podermos oficializar esse feriado aqui”, completou Mariuva.
A Sessão Extraordinária contou com a presença do Bispo Dom Maurício Jardim.
A Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é uma das datas religiosas cristãs mais importantes e relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. Nessa data é muito comum os fieis jejuarem e não comerem carne vermelha.