• 19 de abril de 2025
#Destaque #Meio ambiente #Redes #Rondonópolis

SANTUÁRIO DOS ELEFANTES

Pupy, a primeira elefanta africana do Santuário dos Elefantes de MT, fará breve passagem hoje em Rondonópolis

Animal de 35 anos será acolhido em espaço de reabilitação na Chapada dos Guimarães após mais de três décadas em cativeiro
Foto: PRF

A jornada de liberdade da elefanta Pupy, de 35 anos, está em andamento. Após viver quase toda a vida em cativeiro no Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, ela agora segue rumo ao Santuário dos Elefantes, localizado na Chapada dos Guimarães (MT). A operação de transporte conta com o apoio e a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com aproximadamente 2.600 km de viagem, a previsão é que Pupy chegue ao santuário neste fim de semana, onde será recebida em um espaço especialmente preparado para sua espécie. Ela será a primeira elefanta africana a integrar o grupo de residentes do local, que atualmente abriga cinco elefantas asiáticas: Bambi, Mara, Raia, Maia e Guilhermina.

Durante o trajeto, a comitiva de transporte passará por Rondonópolis, por volta das 16h30 desta quarta-feira (16), com uma breve parada no Posto da PRF do município. A logística envolve cuidados especializados e atenção redobrada ao bem-estar da elefanta, que viaja em um contêiner adaptado.

O Santuário dos Elefantes Brasil (SEB) é referência na reabilitação de paquidermes que viveram em condições de exploração, como circos e zoológicos. No local, os animais podem se reconectar com instintos naturais, receber cuidados adequados e viver em liberdade, cercados por vegetação nativa.

A chegada de Pupy marca não apenas uma nova fase em sua vida, mas também um avanço no acolhimento de elefantes africanos no Brasil, ampliando o compromisso com o bem-estar animal e a conservação da espécie.

Pupy, a primeira elefanta africana do Santuário dos Elefantes de MT, fará breve passagem hoje em Rondonópolis

Polícia Militar prende dois homens ligados a