• 19 de abril de 2025
#Mato Grosso #Polícia

Operação Incarceratus

Polícia Civil deflagra 2ª fase da Operação Incarceratus e cumpre 16 mandados de prisão

Ação visa impedir liberdade condicional de presos com novos processos criminais em andamento
Foto:

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, realizou nesta sexta-feira (11) a segunda fase da Operação Incarceratus. A ação teve como foco o cumprimento de 16 mandados de prisão contra pessoas já condenadas e que estão atualmente detidas nas penitenciárias de Água Boa, Cuiabá e Sorriso.

Segundo a delegada Silvia Maria Pauluzi de Siqueira, titular da Polinter, os alvos são internos que respondem a novos processos criminais, mesmo estando em regime fechado. O objetivo da operação é evitar que esses detentos obtenham liberdade condicional, mantendo-os recolhidos conforme a legislação penal.

Durante a semana, equipes da Polinter realizaram levantamentos e diligências para cruzamento de dados e análise de vínculos dos presos. O delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, do setor operacional, destacou que esse trabalho é essencial no combate às organizações criminosas, dentro da estratégia do programa estadual Tolerância Zero.

Os mandados cumpridos envolvem crimes como tráfico de drogas, roubo, furto, extorsão, violência doméstica (Lei Maria da Penha), estelionato, organização criminosa, delitos de trânsito e pensão alimentícia. A operação contou com o apoio de servidores do Sistema Prisional.

A Polícia Civil informou que os mandados foram encaminhados ao Poder Judiciário para as providências legais. A ação contribui para a efetivação da justiça penal e reforça o cerco contra o avanço de facções dentro e fora das unidades prisionais.