Jovem de 21 anos morre em confronto com a PM durante operação em Primavera do Leste
Segundo a Polícia Militar, jovem teria atirado contra uma equipe do GAP durante tentativa de abordagem; arma, drogas e uma motocicleta foram apreendidas Foto: Reprodução
Um jovem de 21 anos morreu após um confronto com policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 14º Batalhão, na noite deste sábado (5), no bairro Vertentes das Águas, em Primavera do Leste. Segundo a Polícia Militar, o suspeito teria efetuado disparos contra a equipe durante uma tentativa de abordagem.
A ocorrência foi registrada por volta das 20h40, na Rua Faveiro, durante a Operação Independência, realizada com o objetivo de intensificar as ações de combate ao crime organizado no município.
Conforme o boletim policial, a equipe recebeu informações, por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), de que um homem conhecido pela alcunha de “Lacoste” estaria realizando cobranças em estabelecimentos comerciais mediante ameaças e também envolvido com o tráfico de drogas. A denúncia apontava ainda que ele utilizava uma motocicleta vermelha.
Durante patrulhamento pelo bairro Vertentes das Águas, os militares localizaram um motociclista com características semelhantes às informadas e deram ordem de parada. Segundo a PM, o suspeito desobedeceu à determinação e, durante a tentativa de abordagem, desembarcou da motocicleta e efetuou disparos de arma de fogo contra a equipe.
Os policiais reagiram e o jovem foi atingido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte no local.
A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também foram acionadas para os procedimentos de investigação e perícia.
Apreensões

Arma e munições: os policiais apreenderam uma pistola calibre .765 com numeração suprimida, cinco munições intactas e seis munições deflagradas do mesmo calibre.
Drogas: foram apreendidos três tabletes grandes e 23 porções pequenas de substância análoga à maconha. Também foram encontradas sete porções médias de pasta base de cocaína, 11 porções médias e seis porções pequenas de substância análoga à cocaína.
Outros materiais: a equipe recolheu uma balança de precisão, duas embalagens contendo pequenos sacos tipo ziplock, uma cartela de cetoprofeno com sete comprimidos e uma motocicleta Honda Biz vermelha, placa QBG5G57, com a chave de ignição.
Antecedentes
Segundo a Polícia Militar, o jovem possuía registros/passagens por roubo, porte ilegal e posse irregular de arma de fogo, além de quatro registros por tráfico ilícito de drogas e dois por associação para o tráfico.
Também constavam registros por corrupção de menores, direção perigosa, uso ilícito de drogas, lesão corporal, ameaça, violação de domicílio, desacato, resistência, desobediência e organização criminosa, além de prisão por mandado.
O caso será investigado pela Polícia Civil.






