Vereadora Mariana Carvalho destaca educação e inovação tecnológica em suas indicações ao executivo
A jovem vereadora acompanha a evolução da modernização e desta forma, solicita a criação de um aplicativo ao executivo, com o objetivo de integrar os serviços públicos. Na mesma temática da modernização, compartilha uma outra indicação, solicitando a implementação de um sistema informatizado para a utilização dos profissionais do setor de engenharia. Foto:
Com o objetivo de dar condições a formação básica com educação eficiente e de qualidade, a legisladora Mariana Carvalho (PL), realizou três importantes indicações para a secretaria de educação. Em seu discurso explicou que o município cresceu e se tornou um polo, porém muitos serviços públicos não acompanharam a evolução.
“Com o aumento da população, temos significativamente o aumento de crianças e adolescentes matriculadas em nossas escolas, e para dar condições para que esses estudantes cheguem as instituições de ensino, precisamos aumentar nossa frota de ônibus escolar. Infelizmente a quantidade de veículos que temos não supri a necessidade. Peço apoio ao executivo, que possamos em parceria com a secretaria de educação, aumentar nossa frota escolar, tanto para o transporte dentro da cidade e na zona rural”.
Mariana também indicou a necessidade de existência de um projeto de lei, regulamentando a transparência na hora de realizar a matrícula escolar, com base em critérios socioeconômicos.
“Estive no município de Aragarças, e lá existe esse projeto de lei em funcionamento e vejo que, essa medida é um meio de sabermos para onde as vagas estão sendo destinadas, quem são os nossos estudantes, e assim termos mais transparência na hora de fazer a matrícula escolar. O meu objetivo com os projetos e ações voltados para a educação, é para ampliar o acesso ao ensino, e não permitir a vazão escolar”.
Outro projeto inovador que a vereadora indicou junto ao presidente da câmara, Marco Aurelio Sales (PRD), é a implementação da disciplina de educação financeira as escolas municipais, visto que em muitos municípios no Brasil já inclui esse programa educacional.
“A educação financeira é essencial na base curricular de nossas crianças e adolescentes, pois quando o jovem vai para o mercado de trabalho, e tem entendimento de empreendedorismo, a chance de sucesso de uma carreira profissional é maior. Para implantar nas escolas da rede municipal, não é difícil, basta vontade política, e acredito que junto com os colegas legisladores e o executivo municipal iremos tirar do papel mais essa ideia inovadora”.
Além das indicações destacando a educação, a jovem vereadora acompanha a evolução da modernização, e solicita a criação de um aplicativo ao executivo, com o objetivo de integrar os serviços públicos. Na mesma temática da modernização, compartilha uma outra indicação, solicitando a implementação de um sistema informatizado para a utilização dos profissionais do setor de engenharia.
“O aplicativo municipal, irá integrar o cidadão a todos os serviços públicos ofertados pela gestão municipal, desta forma irá agilizar na resolução de problemas urbanos, como buracos em vias públicas, iluminação deficiente, entre tantas outras demandas. Já a implementação do sistema informatizado, tem o intuito de auxiliar e ajudar o profissional que precisa ir até a prefeitura ou secretaria de governo para submeter o projeto. Quero desburocratizar a aprovação dos projetos, reduzindo a dependência de processos manuais”.
Como jovem mulher em um legislativo tradicionalmente dominado por homens, Mariana simboliza uma nova geração de lideranças comprometidas com inclusão e práticas modernas de governança.