A Polícia Civil de Mato Grosso realizou na manhã desta terça-feira (09.05), em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), a aula inaugural do 3º Curso de Operador de Mandado de Alto Risco (Comar).
A capacitação promovida pela Academia de Polícia Civil, em parceria com a Gerência de Operações Especiais (Goe) e Delegacia Regional de Sinop, iniciou na segunda-feira (08), e segue até o próximo domingo (14).
Mais de 20 servidores, entre delegados, escrivães e investigadores, lotados no município, participam do 3º Comar, que tem como objetivo dar maior preparo aos profissionais diante do plano de intensificação das operações policiais.
O treinamento é ministrado pelos operadores da Goe, com suporte pedagógico da Academia de Polícia Civil. O primeiro e segundo Comar foi destinado aos servidores da Delegacia de Sorriso e da Corregedoria, sendo está a terceira turma do curso.
Participaram da aula inaugural, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, os diretores do Interior, Walfrido Franklin do Nascimento, da Academia, Fausto José Freitas da Silva, de Atividades Especiais, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, e o delegado regional de Sinop, Carlos Eduardo Muniz.
Na ocasião a delegada-geral falou da importância da qualificação, que surgiu diante da preocupação com a segurança do servidor, visando proporcionar e oferecer melhores condições de atuação, em especial, nas ações para cumprimento dos mandados judicias.
“Foi percebido que além do planejamento operacional, existe a necessidade de investir na preparação do policial, para cada vez mais atuar de forma segura, além de buscar a valorização pessoal do servidor”, destacou Daniela Maidel.
Em seguida o diretor de Atividades Especiais, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, lembrou que policiais da Delegacia de Sorriso e da Corregedoria, já passaram pelo Comar, que vem ao encontro de uma das prioridades da atual gestão que é intensificar as operações em face ao dinamismo da atuação das organizações criminosas.
“O crime organizado está em constante mudança, e a Polícia Civil precisa acompanhar essa evolução para dar resposta a sociedade de forma efetiva e eficiente, garantido para o cidadão um melhor serviço de segurança. E para que isso ocorra, é essencial a capacitação técnica e continuada dos nossos policiais”, disse Vitor Hugo Teixeira.
Já o diretor da Academia, Fausto José Freitas da Silva, agradeceu a iniciativa do delegado regional de Sinop, Carlos Eduardo Muniz, que percebeu a necessidade de aprimorar os conhecimentos de sua equipe de trabalho, em procedimentos técnicos durante o cumprimento das ordens de prisão e busca e apreensão.
“Após a aplicação do curso realizado em Sorriso, percebemos a necessidade de implementação desse tipo de conhecimento, uma vez que o Comar oferece conhecimentos indispensáveis na rotina dos policiais civis que reconhecidamente possui nível de periculosidade muito grande”, pontuou Fausto José de Freitas.
Fonte: Policia Civil MT – MT