Flávio Bolsonaro desembarca em Miami após deixar o Brasil pela Argentina
Imagens da Reuters confirmam chegada do senador aos Estados Unidos nesta quarta-feira; Flávio viajou com a esposa e as duas filhas e fez escala no Equador Foto: REUTERS/Eva Marie Uzcategui
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desembarcou em Miami, nos Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (28), três dias depois de ser derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.
Imagens registradas pela Reuters TV confirmam o desembarque de Flávio, da esposa e das duas filhas de um avião Gulfstream G400 no Aeroporto Executivo de Miami-Opa Locka, na Flórida.
A confirmação encerra as dúvidas sobre o paradeiro do senador, que deixou o Brasil depois de receber uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para entregar seus passaportes e não sair do país.
A aeronave pousou em Miami na manhã desta quarta-feira após partir de Guayaquil, no Equador, onde havia feito uma escala.
O trajeto começou na noite de terça-feira (27), quando Flávio e a família deixaram o Brasil pela fronteira terrestre com a Argentina.
SAÍDA PELA ARGENTINA
A Direção Nacional de Migrações da Argentina confirmou que Flávio, a esposa e as duas filhas entraram oficialmente no país às 22h50 de terça-feira pela Ponte Internacional Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Puerto Iguazú, na Argentina.
Segundo as autoridades argentinas, a família apresentou documentação válida para entrar no país.
Pouco depois, Flávio e os familiares seguiram para o aeroporto de Puerto Iguazú e embarcaram em um voo privado operado pela empresa Baires Fly.
O avião partiu da Argentina com destino a Guayaquil, no Equador. Após a escala, a aeronave seguiu para Miami, onde Flávio foi fotografado desembarcando nesta quarta-feira.
GOVERNO DOS EUA AUTORIZOU ENTRADA
O governo dos Estados Unidos já havia informado que concederia vistos de entrada a Flávio Bolsonaro e aos familiares.
Um alto funcionário do Departamento de Estado confirmou à Reuters que o senador e sua família receberiam os documentos e seriam autorizados a entrar no país.
O presidente americano Donald Trump também se manifestou sobre o caso e afirmou que aprovaria a ida de Flávio aos Estados Unidos.
A chegada do senador à Flórida ocorre em meio ao aumento das tensões políticas e diplomáticas entre os governos brasileiro e americano.
PASSAPORTES FORAM CANCELADOS
Flávio deixou o Brasil após descumprir o prazo estabelecido para entregar seus passaportes à Polícia Federal.
A medida havia sido determinada por Alexandre de Moraes no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de lavagem de dinheiro. Flávio nega irregularidades.
Na segunda-feira (26), depois de receber a determinação, o senador afirmou publicamente que não pretendia deixar o Brasil e disse que entregaria os documentos à Polícia Federal.
O prazo terminou sem que os passaportes fossem apresentados, e os documentos brasileiros foram cancelados pela PF.
A saída do país ocorreu apesar da determinação judicial que proibia o senador de deixar o território nacional.
Parlamentares do PT já apresentaram ao Supremo um pedido de prisão preventiva de Flávio e solicitaram que, caso a prisão seja decretada, seu nome seja incluído na Difusão Vermelha da Interpol.
Até a última atualização desta matéria, não havia confirmação de que Alexandre de Moraes tivesse decretado a prisão do senador.
Com as imagens registradas nesta quarta-feira, a presença de Flávio Bolsonaro nos Estados Unidos deixa de depender apenas de informações repassadas por aliados: o senador foi fotografado e filmado desembarcando em Miami.





