As secretarias municipais de Promoção e Assistência Social (Sempras) de Saúde (SMS), e Sinfra realizaram nesta terça-feira (03), uma reunião para organização de uma ação integrada para buscar estratégias e viabilidades que garantam melhorias na estrutura física do Lar dos Idosos que atualmente atende cerca de 65 pessoas de ambos os sexos.
Essa força tarefa começou a se organizar, após uma visita recente ao local pelo prefeito José Carlos do Pátio que na ocasião se fazia acompanhar pela presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Marildes e foram detectadas algumas deficiências estruturais, como na lavanderia, que inclusive, foi condenada pala vigilância sanitária da SMS.
Durante a visita também foram identificadas goteiras no telhado, infiltrações e a necessidade de alguns reparos na estrutura, como na parte elétrica e hidráulica, entre outros, e que segundo Fabiana Rizati, Secretária de Promoção e Assistência Social, serão sanados em breve.
Após a visita, o prefeito então ordenou que se montasse uma força tarefa entre as Secretarias com o intuito de melhorar a vida dos que estão acolhidos. De imediato, a Prefeitura está cedendo um veículo para transporte e movimentação dos residentes, já que a instituição está sem um, até que o município conclua o processo de licitação/aquisição de um veículo tipo Van, que será doado ao Lar dos Idosos.
Para o prefeito, “pensar em investimentos na política do idoso é uma prioridade de nossa gestão, que busca viabilizar mecanismos que oportunizem melhorias para os que já dedicaram uma vida toda a sociedade, e se torna meu compromisso pessoal”, disse Pátio.
Fabiana reitera que o município já mantém pelo menos dois termos de parceria com a instituição, sendo um de colaboração financeira e outro de fomento, mantido com recursos dos Governos Federal e Estadual, cujos repasses são feitos mensalmente pela municipalidade.
Conforme Rizati, a instituição Lar dos Idosos conta com uma nova diretoria, e na manhã desta quinta-feira (5) a força tarefa da Prefeitura, incluindo a Semma, deverá se reunir com a direção da casa para traçar a organização das diretrizes dos trabalhos, bem como as ações que deverão ser realizadas no local, beneficiando significativamente essa instituição que cuida dos nossos idosos.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis