A Secretaria Municipal de Saúde está investindo na melhoria dos atendimentos em Rondonópolis e adquiriu mais sete ambulâncias e quatro vans. As ambulâncias vão reforçar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do transporte interno e externo de pacientes. Já, as vans são usadas para o transporte de pacientes para exames e procedimentos médicos que precisam ser feitos em Cuiabá.
A secretária Municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, explica que, das sete ambulâncias, três vão para o Samu para reforçar os atendimentos de urgência, uma ficará disponível na UPA, e outras três para transporte de pacientes acamados e que necessitem de transferência entre hospitais dentro do Município e também para outras cidades.
As sete ambulâncias são avançadas e podem ser equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os veículos estão sendo transportados para Rondonópolis e devem estar disponíveis ainda nesta semana.
Para a compra das ambulâncias foram investidos aproximadamente R$ 1,9 milhão, recursos provenientes de emenda parlamentar e do Município.
Também com o objetivo de promover melhorias aos pacientes que precisam se locomover até Cuiabá para realização de exames e procedimentos médicos, a Secretaria Municipal de Saúde investiu aproximadamente R$ 1,2 milhão em recursos próprios para a compra de quatro vans.
Com os veículos novos, a Saúde deixa de terceirizar o transporte de pacientes para Cuiabá, e passa a realizar o serviço com mais conforto e qualidade. Com as vans também foi possível ampliar o número de pacientes transportados o que permite a atender uma quantidade maior de pessoas e de forma mais ágil.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis