Primavera do Leste avança com tratamento inovador e aplica cetamina em pacientes do CAPS
Procedimento foi realizado com segurança nesta segunda-feira (22) e amplia as opções terapêuticas para pessoas com depressão resistente e ideação suicida Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste realizou, na manhã desta segunda-feira (22), mais uma etapa do projeto de tratamento com cetamina no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A iniciativa reforça a aposta do município em estratégias inovadoras para ampliar o atendimento em saúde mental e oferecer novas alternativas a pacientes que enfrentam quadros graves de depressão.
Durante a ação, duas pacientes receberam cetamina por via subcutânea, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pela equipe médica. O procedimento representa mais um avanço na implantação do projeto, voltado especialmente para pessoas com depressão resistente aos tratamentos convencionais, ideação suicida e histórico prolongado de sofrimento psicológico.
O médico psiquiatra responsável pelo projeto destacou que a aplicação ocorreu dentro do planejado e marcou um momento importante para a consolidação da iniciativa no município.
“As duas pacientes receberam cetamina subcutânea com segurança e sucesso, dentro de tudo aquilo que planejamos. Foi um passo muito importante para oferecer uma nova possibilidade terapêutica a pessoas com depressão resistente, ideação suicida e anos de sofrimento”, afirmou.
O especialista também agradeceu o apoio da secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, para a implantação e continuidade do projeto.
“Muito obrigado por acreditar nessa iniciativa e por apoiar um cuidado em saúde mental mais humano, moderno e resolutivo. Hoje foi um dia que certamente marca um avanço importante para o nosso município e, principalmente, para os pacientes que mais precisam”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que continuará investindo em tratamentos baseados em evidências científicas e em ações que fortaleçam a rede de atenção psicossocial. Com o avanço do projeto, a gestão municipal busca ampliar o acesso a terapias inovadoras e garantir um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e eficiente à população.






