Grupo Teatro Faces realiza circulação por Mato Grosso com o espetáculo Sinhadores – Pelo Direito à Terra
Projeto leva apresentações, oficinas e rodas de conversa para estudantes e comunidades em cidades do estado Foto: Reprodução
Nos dias 23 e 24 de abril de 2026, estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Mato Grosso e universitários das cidades de Campo Verde e Rondonópolis receberão uma experiência artística e formativa por meio da circulação do espetáculo Sinhadores, do Grupo Teatro Faces, de Primavera do Leste/MT.
A iniciativa propõe levar o teatro para dentro de escolas públicas e universidades, aproximando jovens e adultos de temas sociais urgentes por meio de uma linguagem sensível, poética e acessível. Em Campo Verde, a programação acontece no dia 23 de abril; em Rondonópolis, no dia 24. Já as cidades de Lucas do Rio Verde e Sorriso recebem o projeto no mês de junho, ampliando o alcance da ação e envolvendo toda a comunidade em espaços públicos e culturais.
O espetáculo narra a história de uma comunidade submetida a um “Sinhão” que restringe liberdades, retratando a fome e a busca por um futuro melhor através do sonho e do questionamento.
Para além das apresentações, o projeto promove rodas de conversa com o público, incentivando o diálogo sobre temas como o direito de sonhar, o acesso à terra e a autonomia na produção e no consumo de alimentos. As ações visam provocar reflexões e fortalecer o pensamento crítico dos estudantes.
A programação inclui ainda oficinas de teatro voltadas à experimentação cênica e à valorização das expressões corporais, aprofundando a relação entre arte, educação e identidade cultural.
Com foco na democratização do acesso à cultura, todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e audiodescrição, garantindo a participação plena de pessoas com deficiência.
Para o diretor e dramaturgo Wanderson Lana, a circulação do espetáculo amplia o alcance da obra e fortalece seu compromisso social: “Sinhadores nasce do desejo de provocar reflexão e escuta. Quando levamos esse trabalho para dentro das escolas e universidades, estamos também abrindo espaço para que os jovens se reconheçam como sujeitos de direito, capazes de sonhar, questionar e transformar a realidade em que vivem.”
Já o proponente do projeto, Jean Carlos, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento do acesso à cultura no estado: “Este projeto é, acima de tudo, um compromisso com a democratização cultural. Queremos garantir que diferentes públicos, especialmente estudantes da rede pública, tenham acesso a uma experiência artística de qualidade, que dialogue com suas realidades e contribua para a formação crítica e sensível de cada participante.”
Integrando uma circulação por cidades estratégicas de Mato Grosso, o projeto amplia o debate sobre território, justiça social e pertencimento. Ao ocupar o espaço escolar, reafirma o teatro como uma potente ferramenta de transformação, capaz de mobilizar reflexões, ampliar horizontes e alimentar sonhos entre jovens estudantes mato-grossenses.
O projeto foi selecionado no Edital nº 18/2024 da SECEL/MT, por meio do edital Viver Cultura – Edição PNAB Ciclo I, sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da SECULT – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Primavera do Leste/MT e da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste/MT.




