Prefeito Rodrigo Benassi projeta Show Rural como motor de novos investimentos em Colíder
Prefeito destaca que evento é ferramenta de atração de empresas para o município; lançamento da edição 2025 ocorreu nesta quinta-feira no Lions Clube Foto: Mingarelli/Nortão Online
O prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, oficializou na noite desta quinta-feira (12/2), o apoio da gestão municipal à realização do Show Rural Colíder 2026. Durante o lançamento oficial do evento, ocorrido na sede do Lions Clube, o gestor anunciou que o município atuará como patrocinador máster da feira, com um investimento previsto de R$ 150 mil, condicionado à aprovação da Câmara Municipal.
Benassi explica que o aporte financeiro não é visto como despesa, mas como uma estratégia de desenvolvimento econômico a longo prazo. O gestor ressalta que a feira tem servido como “cartão de visitas” para empresários que, após conhecerem o potencial produtivo da região durante o evento, optam por instalar suas operações definitivamente na cidade, gerando emprego, renda e oportunidades de negócios em Colíder.
“Nós estamos fazendo isso para alavancar os negócios no nosso município. A exposição é tão importante que a gente pega ali empresas que já vieram, participaram da Show Rural, fizeram grandes negócios aqui e hoje estão instaladas em Colíder”, comenta o prefeito. Segundo ele, a fixação dessas novas empresas justifica o aporte público: “Isso aí já se paga todo o investimento que o poder público realiza nesse grande evento”, acrescenta.
EMPRESAS CONFIRMADAS
A viabilização do Show Rural 2025, agendado para o período de 8 a 11 de abril, é fruto de uma articulação direta entre a prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Sindicato Rural. Um dos principais avanços desta edição foi a garantia de isenção de taxas para os expositores, medida que já resultou em um número recorde de empresas confirmadas.
O presidente do Sindicato Rural, Jônatas Lima Galadinovic, reforçou a importância do apoio político para o sucesso do novo formato da feira, agora desvinculada da Expolíder. “Buscamos um evento mais técnico e, junto com o Benassi e a Câmara Municipal, isentamos os expositores. Isso facilitou muito e já temos recorde de confirmações”, explica o dirigente.
A relevância do engajamento municipal também foi pautada pelas lideranças do setor produtivo. O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, diz que a sinergia entre o poder público e a sociedade urbana em Colíder diferencia o município. “É um município que a gente vê a coisa acontecer. A sociedade também participa desses grandes eventos, o que traz ganho econômico para a cidade e para toda essa região”, avalia.
AGENDA TÉCNICA
Além do fomento aos negócios, o Show Rural manterá o foco na capacitação. O superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, lembra que a feira é o ambiente ideal para o produtor buscar auxílio em questões tributárias e ambientais.
O evento de 2026 manterá ainda o viés social, com o Leilão Unidos Pela Vida e o Mutirão Rural. A programação será encerrada com o “Show Rural na Brasa”, momento de confraternização que une networking e filantropia.
Redação: Assessoria






