Força Tática fecha garimpo ilegal e prende dois homens em área de zona rural
Ação resultou na apreensão de armas, munições e equipamentos usados na exploração irregular de minério Foto: Reprodução
Policiais militares da Força Tática prenderam, na manhã desta quinta-feira, dois homens, de 51 e 68 anos, por invasão de terra e exploração ilegal de minério na zona rural de Juruena, município localizado a 897 quilômetros de Cuiabá. Durante a ação, um garimpo clandestino foi desativado e armas de fogo foram apreendidas.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe chegou ao local após receber coordenadas via satélite que indicavam indícios de degradação ambiental. Em diligência na região apontada, os policiais identificaram um acesso recentemente aberto e localizaram um acampamento, onde os dois suspeitos foram abordados.
No local, os militares constataram diversas irregularidades ambientais, como alteração do curso de um rio e movimentação de grandes volumes de terra, práticas comuns na atividade ilegal de garimpo. Também foram encontrados equipamentos e materiais utilizados na exploração clandestina de minério.
Durante a vistoria no acampamento, a equipe apreendeu três espingardas de calibres variados, cartuchos de munição e uma motosserra. Aos policiais, os suspeitos relataram que a exploração era realizada com o apoio de um terceiro envolvido, que não foi localizado.
A dupla recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Juruena, juntamente com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.






