O número de furtos de veículos em Mato Grosso aumentou 27%, em 2021 na comparação com o ano anterior. Em 2020 foram registrados 1.860 furtos no estado e, em 2021 esse registrou saltou para 2.494, o que representa uma diferença de 634 veículos.
Os dados são do 16° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicados no dia 29 de junho. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) informou por meio de nota que vem trabalhando com ações de prevenção e repressão com o objetivo de reduzir os índices criminais.
O levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública estaduais, pelas Polícias Civis, Militares e Dederal, entre outras fontes oficiais da segurança pública. A secretaria citou a atuação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) na apuração e repressão aos crimes, e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), no combate ao roubo e furto de veículos e o tráfico de droga.
Em 2020, o Gefron recuperou 335 veículos na área de fronteira. Ano passado, o número subiu para 400. Já neste ano, entre janeiro e junho, foram recuperados 143 veículos roubados e furtados.
A Sesp ainda mencionou o trabalho da Secretaria-adjunta de Integração Operacional (SAIOP), onde são planejadas e executadas operações orientadas por dados estatísticos e análises criminais e de inteligência. As operações unem todas as forças de segurança, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Técnica.
De acordo com a Secretaria, ao todo foram recuperados em 2020, entre veículos roubados e furtados, 2025 automóveis. Já no ano passado, ao todo, o número de veículos recuperados caiu para 1784, entre roubos e furtos.
Neste ano, entre os meses de janeiro e junho, foram recuperados 823 veículos.
Fonte: Folha Max