Defesa Civil de Rondonópolis começa elaborar Plano de Contingência
Foto:
A Defesa Civil de Rondonópolis reuniu nesta segunda-feira (24) representantes de todos os órgãos que vão compor o Plano de Contingência do município para atuar em situações de desastres, inundações e tempestades que afetem diretamente a população.
Nesse primeiro encontro, os integrantes conheceram para que serve do planto de contingência da Defesa Civil e de que forma cada um deve atuar no momento da necessidade. Os representantes da Defesa Civil de Mato Grosso também estiveram no encontro e explanaram como funciona o plano e os passos a serem seguidos para formalizar o documento.
O coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis, Marcelo Cardinal, informou que o município é um dos únicos do estado a elaborarem o plano e para isso já tem mapeadas as sete áreas de risco de enchentes e alagamentos e as famílias que podem ser atingidas.
Até o momento estão compondo do plano de contingência o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Exército Militar, as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Coder, Sanear, além das secretarias municipais de Infraestrutura, Educação, Saúde, Administração, Governo, Meio Ambiente, Habitação, Promoção e Assistência Social, Mobilidade Urbana e o Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp).

Na ocorrência de enxurradas, alagamentos e inundações todos os órgãos que vão compor o plano estarão alinhados e cada processo determinado para cada tipo de ocorrência.
Com o documento formalizado, o município tem mais facilidade para acessar recursos públicos que vão auxiliar os trabalhos e também na assistência das famílias que forem atingidas.






