Corpo de Bombeiros resgata filhote de arara-canindé após queda de palmeira
Foto:
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta terça-feira (18.11), um filhote de arara-canindé que ficou desabrigado após a queda de uma palmeira na zona rural de Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).
A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada via 193 pelo proprietário de uma chácara próxima à área urbana do município. Segundo o solicitante, a palmeira seca que servia de ninho para a ave caiu devido aos fortes ventos registrados na região, deixando o filhote exposto.
Ao chegar no local, os militares localizaram o animal e realizaram o resgate com segurança, preservando sua integridade física. Em seguida, o filhote foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde foi avaliado e recebeu os cuidados necessários.
A arara-canindé é uma espécie emblemática do cerrado brasileiro e uma das representantes mais conhecidas do grupo das araras, também chamada de arara-de-barriga-amarela, arara-amarela ou arara-azul-e-amarela.
O Corpo de Bombeiros ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo 193 solicitando auxílio e, em nenhuma hipótese, deve tentar capturar o animal de forma indevida.
Fonte: Governo MT – MT






