Circuito gratuito de espetáculo selecionado em edital da Secel leva palhaçaria a espaços culturais e comunitários de Cuiabá
Foto:
O Grupo Tibanaré realiza, a partir desta sexta-feira (31.10), um circuito gratuito do espetáculo Taichibanana, um solo de circo contemporâneo com palhaçaria e participação ativa da plateia. A temporada inclui seis apresentações distribuídas entre espaços culturais, universitários e comunitários de Cuiabá.
O projeto é contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo. As sessões são gratuitas ou com bilheteria social (2 litros de leite) e contam com bate-papo pós-espetáculo, além de ações de acessibilidade em Libras e audiodescrição.
O espetáculo traz o solo do ator e palhaço, Jefferson Jarcem, que aborda, com humor e lirismo, temas atuais, como alimentação enquanto cultura e status, padrões de corpo, consumismo e impacto ambiental. A interação entre artista e plateia transforma o público em parte ativa da cena, promovendo um jogo coletivo de humor e autorreflexão.
Em quadros cômicos e jogos participativos, o público se torna coautor da cena, vivenciando de perto hábitos urbanos, rituais de controle do corpo e contradições do consumo, sem perder o vínculo afetivo e o humor característicos do Grupo Tibanaré.
Fruto de uma pesquisa continuada em palhaçaria no contexto do circo contemporâneo, Taichibanana estreou em 2018 e vem circulando por mostras e festivais, sempre valorizando a relação direta entre artista e plateia.
Confira a programação desta temporada:
31 de outubro, às 19h: Casarão das Artes (Pedra 90) – Ingressos no local
1º de novembro, às 19h: Centro de Cultura Popular (Parque Georgia) – Ingressos no local
13 de novembro, às 17h: UFMT – Bloco de psicologia (apresentação para alunos e professores) – Ingressos no local
14 de novembro, às 19h: UFMT – Bloco de psicologia – Ingressos no local
21 e 22 de novembro: Cine Teatro Cuiabá – ingressos disponíveis pela internet a partir do dia 3/11
Fonte: Governo MT – MT





