O “Dia D” será realizado neste sábado (30) promovendo a vacinação contra influenza e sarampo para os munícipes de Rondonópolis que ainda não foram imunizados dentro dos grupos alvos.
Os maiores de 60 anos recebem a vacina contra influenza. As crianças entre seis meses e cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde dos setores públicos e privados são o público alvo das duas campanhas. Esses e outros grupos podem realizar a atualização da carteira desde que as vacinas sejam compatíveis de serem aplicadas no mesmo dia.
Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para atendimento ao público das 7h às 17h, sem pausa para o almoço, dessa forma favorecendo aos trabalhadores que não conseguem ir durante o horário comercial. Também haverá um equipe no parque de diversão em frente a rotatória da Av. Gov. Júlio Campos com a Av. dos Estudantes das 13h às 17h.
Essa é a segunda edição do “Dia D” da 24⁰ Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciada em 11 de abril junto com a 8⁰ Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.
A meta de Rondonópolis neste ano é aplicar 74.321 doses contra as cepas da gripe H1N1, H3N2 e tipo B em pessoas pertencentes aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e 23.045 doses contra o sarampo para crianças e trabalhadores da saúde.
Reforço Sarampo
A campanha da influenza ocorre anualmente como forma de reforçar a proteção contra gripe, diferente da campanha contra sarampo. O calendário vacinal prevê duas doses, a primeira com a idade recomendada de 12 meses e a segunda com 15 meses de nascido.
De acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, entre 2018 e 2021, o Brasil registrou 39,3 mil casos de sarampo, causando 28 óbitos em menores de cinco anos, tornando necessária a campanha com uma dose extra como forma de reforço até mesmo para as crianças com esquema vacinal completo.