Rondonópolis enfrenta calor de até 40 °C e alerta de baixa umidade no fim de agosto
INMET emite aviso laranja para risco à saúde e incêndios florestais; temperaturas seguem elevadas até o início de setembro Foto: Reprodução
Rondonópolis encerra o mês de agosto sob forte onda de calor e com alerta para baixa umidade relativa do ar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as máximas devem variar entre 37 °C e 40 °C até a próxima sexta-feira (05), mantendo o clima extremamente seco na região sul de Mato Grosso.
Neste sábado (30), o município está sob alerta laranja, com índices de umidade variando entre 12% e 20% das 11h às 17h. O cenário aumenta o risco de incêndios florestais e de complicações à saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos e problemas respiratórios. Antes disso, um alerta amarelo — de menor intensidade — já havia sido emitido, com índices entre 20% e 30%.
Orientações à população
O INMET e a Defesa Civil recomendam hidratação constante, uso de hidratantes para pele e lábios, além da umidificação de ambientes. Atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas nas horas mais quentes do dia, principalmente entre 11h e 17h.
A orientação também é para que a população evite queimadas ou ações que possam provocar incêndios. Em casos de emergência, os contatos são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Com a previsão de tempo firme e temperaturas elevadas até o início de setembro, especialistas alertam que a estiagem deve permanecer intensa em todo o estado, exigindo redobrado cuidado da população.