• 14 de agosto de 2025
#Chicote #Cuiabá #Política #Redes

POLÍTICA

Em podcast, Lúdio Cabral acusa Abílio Brunini de transformar Prefeitura de Cuiabá em palco de polêmicas semanais

Deputado estadual afirma que prefeito é incompetente para resolver problemas estruturais e cria “barracos” para distrair a população
Foto: Redes sociais

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) fez duras críticas ao prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), durante participação em um podcast nesta semana. Com tom elegante e equilibrado, mas sem poupar acidez, Lúdio afirmou que a capital “não tem prefeito de verdade” e que a atual gestão se resume a alimentar polêmicas semanais para desviar o foco dos problemas estruturais.

Lúdio, que perdeu a disputa contra Abílio no segundo turno das eleições municipais de 2024, começou a análise destacando que suas críticas não têm motivação pessoal ou de revanchismo. “Eu falo isso com todo o cuidado porque eu disputei a eleição, e aí uma parcela da população pode identificar isso como revanchismo, mas não. Os problemas estruturais de Cuiabá continuam existindo da mesma forma”, disse.

Segundo o parlamentar, áreas essenciais como transporte, saúde e educação permanecem em crise. “O problema no transporte coletivo continua da mesma forma, o caos na saúde continua da mesma forma, e a educação, que em tese tinha uma gestão razoável até o final do ano passado, o atual prefeito conseguiu piorar”, afirmou, citando atrasos na entrega de uniformes escolares, ausência de cuidadoras para alunos com deficiência e até ameaças de privatização e militarização da rede municipal.

Lúdio lembrou que, em menos de oito meses, Abílio já promoveu várias trocas de secretários e recorreu a figuras ligadas à intervenção estadual para tentar administrar setores críticos. “Demitiu a secretária Lúcia Lucelena, que era presidente do Conselho Regional de Medicina, e teve que trazer secretário do Mauro Mendes para a saúde. Na educação, também foi buscar gente da gestão estadual. No transporte, exonerou a própria vice-prefeita, que ocupava a pasta de Mobilidade Urbana, e agora isso virou mais um problema.”

Para o deputado, a forma de governar do prefeito é marcada pela necessidade de criar inimigos e crises artificiais. “O Abílio precisa toda semana encontrar alguém para atacar. Há duas semanas foi a professora Marines, da UFMT; essa semana, a vice-prefeita dele. Olha que coisa maldosa, covarde, atacar a própria vice-prefeita que ele escolheu. Geralmente, é uma mulher que ele escolhe para ser alvo. Ele precisa armar um barraco por semana para distrair a população e, infelizmente, uma parcela ainda aplaude isso, esquecendo que Cuiabá não tem governo, não tem gestão.”

Ao encerrar, Lúdio foi categórico: “Infelizmente, o prefeito não governa a cidade. Ele cria um barraco por semana para poder distrair a população da sua incompetência para governar e resolver os problemas. Essa forma de agir vai fazer com que Cuiabá continue sofrendo com a precariedade dos serviços públicos e perca, mais uma vez, a oportunidade de ter uma cidade melhor.”

Em podcast, Lúdio Cabral acusa Abílio Brunini de transformar Prefeitura de Cuiabá em palco de polêmicas semanais

Deputado Thiago viabiliza cerca de R$ 300