• 26 de julho de 2025
#Geral #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis

SEMPRE ALERTA

Diante do problema de golpes, Procon criará agenda de palestras para idosos

Foto: Assessoria

A equipe do Procon de Rondonópolis participou em Cuiabá do Curso de Formação e Capacitação dos Fiscais de Defesa do Consumidor dos dias 21 a 24. Entre os temas abordados estava a vulnerabilidade dos idosos com baixa renda e pouca informação que estão caindo em golpes pelo celular, tendo prejuízos em decorrência de descontos indevidos nas contas da aposentadoria ou consignados não contratados pelos mesmos.

Para reduzir chances dos golpistas espertalhões, a dica do delegado do Consumidor, da Capital, Rogério Ferreira, é que os idosos atendam ligações e respondam mensagens somente de pessoas conhecidas para que não fiquem propensos a caírem em golpes. Isso adicionado a jamais passar Pix atendendo a pedidos pelo Whatsapp, mesmo o pedido sendo de alguém próximo. Quanto aos financiamentos, a forma mais segura para a contratação é a presencial, dentro no banco, com o gerente da conta.

Para massificar as informações e conscientizar os idosos sobre o perigo de passar informações para terceiros e por telefone, o Procon de Rondonópolis irá promover palestras educativas para conscientizar a população, principalmente os mais vulneráveis, os idosos.

As reclamações de consignados não contratados são diárias em Rondonópolis, o que preocupa a administração municipal.

Segundo o coordenador do Procon, Rubson Guimarães, será criada uma agenda de eventos destinada a idosos, para que fiquem atentos e não caiam em golpes. “Temos situações em que um idoso pensava que tinha três empréstimos consignados e quando verificado, haviam, na verdade cinco, alguns que ainda não tinham nem feito a cobrança da primeira parcela. Isso não pode acontecer porque o dinheiro da aposentadoria será totalmente comprometido”, contou.

Além deste tema, foram repassadas informações atuais da legislação consumerista, melhorias para a gestão de fiscalização, direitos das pessoas portadores da deficiência, assim como o uso da IA (Inteligência Artificial) no serviço público.

Diante do problema de golpes, Procon criará agenda de palestras para idosos

Período da seca traz de volta a

Diante do problema de golpes, Procon criará agenda de palestras para idosos

Força Tática prende dois homens com 92