A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), informou que os consumidores em Mato Grosso têm à disposição dois canais principais para atendimento e registro de reclamações: o atendimento presencial e a plataforma digital MT Cidadão, por meio do serviço ProconMais.
De acordo com a secretária adjunta do Procon, Cristiane Vaz, o atendimento por chat via WhatsApp está temporariamente suspenso por conta de problemas técnicos registrados nos últimos dois meses. “Todas as reclamações deverão ser feitas via aplicativo MT Cidadão ou diretamente nos postos de atendimento. Pedimos a compreensão da população e garantimos que estamos trabalhando em uma solução permanente para restabelecer o canal”, afirmou.
Atendimentos presenciais
Os atendimentos físicos são realizados em Cuiabá nos postos Ganha Tempo da Praça Ipiranga, CPA e Assembleia Legislativa. Em Várzea Grande, o serviço está disponível no Centro Estadual de Cidadania (CEC), localizado no Várzea Grande Shopping.
Registro de reclamações online
Além do ProconMais, integrado ao MT Cidadão, o consumidor também pode registrar sua reclamação pela plataforma nacional www.consumidor.gov.br, que é monitorada em Mato Grosso pelo Procon Estadual.
Como usar o ProconMais pelo MT Cidadão
Para registrar uma demanda pelo celular, basta seguir os passos:
-
Baixe o aplicativo MT Cidadão em seu dispositivo;
-
Acesse os serviços do Procon MT dentro do app;
-
Escolha entre as opções Reclamação ou Consulta;
-
Siga o passo a passo apresentado, anexe os documentos necessários e envie a solicitação.
Após o envio, o sistema gera um número de protocolo para acompanhamento. Todo o processo — desde o registro até a resposta do Procon — pode ser realizado online, com acompanhamento em tempo real pelo próprio aplicativo.
O Procon-MT reforça o compromisso de facilitar o acesso da população aos seus direitos e garantir a efetividade na resolução de conflitos de consumo.