• 10 de julho de 2025
#Política #Redes

ATAQUE AO CONGRESSO

Medeiros aciona Conselho de Ética e pede suspensão do mandato de Janones

Foto: Assessoria

O deputado federal José Medeiros (PL-MT) protocolou, nesta terça-feira (9), uma representação contra o deputado André Janones (Avante-MG) por quebra de decoro parlamentar. No documento encaminhado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Medeiros pede a suspensão do mandato do parlamentar.

A representação se baseia em episódios recentes em que Janones teria feito ataques verbais a outros parlamentares, adotado condutas inadequadas no plenário e utilizado camisetas com frases ofensivas à própria Câmara.

“Ele não possui condições mentais, morais, éticas ou de probidade e zelo pela coisa pública para continuar exercendo o mandato de deputado federal. Suas ofensas extremas, atitudes de assédio, violência verbal e campanhas de difamação e desinformação contra parlamentares, autoridades, servidores e demais trabalhadores mancham a imagem da Câmara dos Deputados”, justificou Medeiros.

O deputado também solicitou que a Polícia Legislativa investigue a atuação de uma possível milícia digital que, por meio de perfis em redes sociais, estaria promovendo ataques ao Parlamento. Segundo ele, essas contas podem estar sendo operadas de forma velada por um parlamentar com o objetivo de desgastar a imagem da Casa.

Além disso, Medeiros menciona uma série de denúncias já veiculadas pela imprensa, envolvendo casos de assédio moral, homofobia, prática de “rachadinha” e agressões verbais a servidores da Câmara.

“É inaceitável que um parlamentar utilize sua posição para atacar colegas, servidores e a instituição. As atitudes do deputado Janones ferem diretamente o decoro parlamentar. Nosso pedido busca proteger a integridade da Câmara dos Deputados e garantir que condutas como essas não se tornem normais ou impunes”, afirmou Medeiros.

A representação apresentada reúne provas como postagens, vídeos, links de reportagens e transcrições de falas feitas em plenário e durante sessões de comissões.

Medeiros aciona Conselho de Ética e pede suspensão do mandato de Janones

Bebê de 10 meses morre em abrigo