Vacinação contra o HPV inicia nas escolas municipais para ampliar proteção em Rondonópolis
Foto: Marcos Miraglia - Gabinete de Comunicação
A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi ampliada e teve início nas escolas municipais nesta sexta-feira (27) com os alunos da Escola Municipal Bonifácio Sachetti, no Parque São Jorge. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação e será estendida para todas as escolas municipais nos próximos dias.
A vacina contra o HPV é aplicada em dose única, destinada a meninos e meninas que estejam em boas condições de saúde no dia da aplicação. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação (se disponível) e autorização assinada pelos pais ou responsáveis. A autorização é disponibilizada pela direção escolar para os alunos levarem para casa colher a assinatura dos responsáveis.
Camila Cucco, enfermeira organizadora da ação na escola, destaca a importância da ampliação da campanha. “Estamos estendendo a vacinação para adolescentes de 14 a 19 anos que ainda não foram imunizados. Essa vacina previne contra vários tipos de câncer, de colo de útero, vagina, pênis, garganta, entre outros. Essa faixa etária é fundamental para receber a dose”, comentou.
A enfermeira ainda reforça que a campanha também acontece paralelamente nas Unidades Básicas de Saúde, onde a vacina segue disponível para jovens de 9 a 14 anos, de segunda a sexta-feira em horário comercial. E que, para facilitar o acesso, haverá um horário estendido no dia 3 de julho com atendimento até as 20 horas.
A dona Aureny Ferron Alves, apoio instrumental na escola, levou o cartão de saúde do neto – aluno da unidade – para que fosse imunizado e reforça que a iniciativa dentro das escolas facilita o acesso e incentiva a vacinação.
“Facilita porque tem muita mãe que não tem como levar no postinho, por causa de ter horário do almoço muito curto. Hoje em dia, o povo não está vacinando, achando que faz mal, mas não é assim. É uma coisa que é direito dele e está protegendo ele”, explicou dona Aureny.
Quem já se vacinou aprova. O aluno Ruan, de nove anos, foi um dos primeiros a ser imunizado na ação. “Doeu um pouco, mas é para o nosso bem, isso é importante para nossa família não gastar tempo indo aos hospitais. Vacina é bom, sempre será para o nosso bem”, partilhou.