• 23 de maio de 2025
#Cultura #Destaque #Primavera do Leste #Redes

CULTURA

Primalegria movimenta Praça do Parque Eldorado com pintura facial e diversão para 100 crianças em Primavera do Leste

Programação pelos 39 anos do município percorre bairros com atividades lúdicas; nesta sexta (23), ação chega ao Cristo Rei
Foto: Assessoria

A praça do Parque Eldorado foi palco, nesta quinta-feira (22), de mais uma edição do “Primalegria”, ação promovida pela Prefeitura de Primavera do Leste dentro da programação especial de aniversário dos 39 anos do município. Cerca de 100 crianças, oriundas de quatro salas de aula da região, participaram das atividades em uma tarde repleta de brincadeiras, cores e integração comunitária.

Com brinquedos infláveis, pipoca, refrigerante, algodão doce, balões e muita música, o destaque do dia ficou por conta da pintura facial e artística — que transformou o rosto das crianças com imagens simbólicas como a capivara, a arara e outros elementos típicos da cultura regional.

Secretário Leopoldino André responsável pelas festividades buscou descentralizar as atividades para justamente proporcionar momentos de valorização de toda a população.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, a proposta vai além do entretenimento. “O Primalegria é um grande evento dentro das 39 ações que marcam o aniversário de Primavera do Leste. É uma ação descentralizada, voltada especialmente para os bairros. A gente leva cultura, lazer, identidade e pertencimento para as crianças de cada região”, explicou.

A programação começou na terça-feira (20), na Praça Dito Eletricista, no bairro Primavera III. Na quarta-feira (21), chegou ao bairro Guterres, e nesta quinta (22) foi a vez do Parque Eldorado receber a estrutura. “A aceitação da população tem sido enorme. As crianças participam, as escolas colaboram e a praça vira um espaço de alegria. É isso que queremos com uma gestão humanizada: levar a cultura e o lazer para onde as pessoas estão”, afirmou Leopoldino.

O ponto alto da tarde desta quinta-feira foi a pintura facial que deixou a criançada cheias de alegria.

Segundo ele, a proposta deve continuar ao longo do ano. “A aceitação foi tão boa que estamos estudando fazer o Primalegria pelo menos uma vez por mês, em outros bairros também. A ideia é que ele se torne uma ação permanente de cultura e cidadania nos bairros.”

Ao comentar a importância da arte para as crianças, o secretário também destacou o caráter educativo da programação. “Na pintura artística, elas expressam símbolos da nossa cidade, conhecem a capivara, a arara, elementos que representam a nossa fauna, nossas cores, nossas raízes. É cultura de verdade, feita com carinho e perto do povo.”

Primalegria movimenta Praça do Parque Eldorado com pintura facial e diversão para 100 crianças em Primavera do Leste

Dr. Ary Campos segue na Câmara de

Primalegria movimenta Praça do Parque Eldorado com pintura facial e diversão para 100 crianças em Primavera do Leste

Bombeiros do Futuro aprendem a combater queimadas