Teatro nas ruas e escolas de Rondonópolis alerta para os perigos no trânsito
Ações culturais promovidas pela Secretaria Adjunta de Cultura integram a programação de conscientização no Maio Amarelo e buscam sensibilizar condutores e crianças Foto: Gcom
Entre os dias 26 e 30 de maio, a Secretaria Adjunta de Cultura, Esportes e Lazer de Rondonópolis entra em cena para promover a consciência no trânsito por meio da arte. Em apoio à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), uma série de ações culturais impactantes e educativas será realizada em vias públicas e escolas do município.
A proposta faz parte do movimento Maio Amarelo, e envolve o uso de linguagem teatral para impactar emocionalmente motoristas e pedestres, gerando reflexão sobre os altos índices de acidentes na cidade.
De 26 a 29 de maio, o grupo local Patologia Cênica realizará pit stops performáticos com atores maquiados e enfaixados, simulando vítimas de acidentes de trânsito. As intervenções acontecerão em dois horários:
-
8h às 10h – panfletagem com placas educativas;
-
17h às 18h – encenações dramáticas em pontos estratégicos da cidade.
“As cenas pretendem chocar as pessoas com o realismo, visando gerar uma sensibilização. Queremos reforçar que a vida do outro é importante”, destacou Dheysiel Barbosa, coordenador de Artes Cênicas da secretaria.
O encerramento das atividades será no dia 30 de maio, com apresentações do espetáculo “Mé”, do Grupo Pipoca Colorida, da cidade de Primavera do Leste. A peça será exibida às 9h e às 14h, na Escola CAIC, para crianças de 7 a 10 anos da rede municipal.
A montagem é lúdica e educativa, protagonizada por ovelhas que vivem situações típicas do trânsito, revelando comportamentos de risco de forma leve e reflexiva. O espetáculo já foi premiado em festivais estaduais e nacionais, incluindo o Fetran (Festival Estudantil Temático de Trânsito de Mato Grosso).
Com essa iniciativa, a Secretaria Adjunta reforça a ideia de que a arte é uma ferramenta poderosa de transformação, capaz de tocar consciências e salvar vidas.