Projeto do vereador Crocodilo inclui cavalgadas no calendário oficial do município
O Projeto de Lei Ordinário 1695/2025 foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e agora aguarda a sanção do prefeito municipal Foto: Divulgação
Um projeto de lei do vereador Sérgio Crocodilo (UB) inclui a quatro tradicionais cavalgadas realizadas todos os anos em Primavera do Leste no calendário oficial do Município. O Projeto de Lei Ordinário 1695/2025 foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e agora aguarda a sanção do prefeito municipal para que tenha efeito de lei.
De acordo com o vereador, a ideia de inserir as cavalgadas no calendário oficial do Município é uma forma de valorizar a cultura local. “Nós aprovamos esse projeto com o objetivo de valorizar as cavalgadas. Eu sou amante das cavalgadas, sou tropeiro e agora sim com essa lei, nós vamos fortalecer e as cavalgadas vão crescer muito mais. É a nossa forma de contribuir para a preservação, para não deixar morrer estas cavalgadas, que são parte da nossa cultura primaverense”, explicou Crocodilo.
Ele explica ainda que a sua iniciativa visa ainda contribuir com a preservação dessa cultura que remete às origens do município, mas também atrair as novas gerações para participarem das cavalgadas. “Cada cavalgada é uma forma de reunir pecuaristas, comerciantes e simpatizantes do movimento, além de crianças e adolescentes, para um momento de lazer e interação entre gerações. Nosso município, cuja economia e cultura têm como base a agricultura e pecuária, sempre acolheu a realização de cavalgadas. Esse projeto visa fomentar e determinar datas em que os cidadãos, adeptos das cavalgadas, religiosos, e outros, possam programar suas participações nesses passeios”, externou.
Além disso, Crocodilo enxerga na inclusão das cavalgadas no calendário oficial do Município uma forma de fomentar a economia local. “Esses eventos atraem centenas de turistas dos municípios vizinhos, gerando renda aos bares, hotéis, restaurantes e os mais variados comércios da cidade. Então vai ser muito bom também para a nossa economia”, concluiu.
Pelo projeto de lei, farão parte do calendário oficial a Cavalgada do Trabalhador, realizada anualmente no dia 1° de maio, a Cavalgada de São Cristóvão, realizada anualmente no dia 25 de julho, a Cavalgada da Expoprimavera, realizada anualmente no período de realização do evento, e a Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, realizada anualmente no dia 12 de outubro.