MCTI fortalece laços com pesquisadores brasileiros no Japão e destaca o Programa Conhecimento Brasil
Foto:
Em Tóquio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se reuniram com representantes da Associação de Pesquisadores brasileiros no Japão. O encontro, realizado nesta quarta-feira (26), integrou a agenda oficial do presidente Lula ao país.
De acordo com a ministra Luciana Santos, a reunião teve como objetivo ampliar o diálogo e entender as reivindicações dos pesquisadores que estão no Japão.
“Nós podemos ouvir as inquietações, as reivindicações, e a necessidade de, cada vez mais, intensificar o diálogo com a nossa inteligência, com os nossos cérebros que estão fora do país. E muitos deles querem voltar ao Brasil”, destacou a ministra.
Luciana Santos enfatizou que as necessidades dos pesquisadores estão alinhadas às iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2024, a pasta, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou o programa Conhecimento Brasil que tem como objetivo permitir a repatriação de pesquisadores brasileiros que estão no exterior bem como a manutenção no país de pesquisadores que realizaram sua formação no exterior nos últimos anos.
“Essa iniciativa inovadora, financiada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no programa Conhecimento Brasil. O programa é um caso de sucesso. Mais de 2.500 pesquisadores se candidataram ou para voltar ao Brasil ou para fazer pesquisa em rede, contribuindo com desafios brasileiros”, explicou a ministra.
A representante do MCTI em Tóquio avaliou a reunião como excelente e produtiva. “Estamos trabalhando para acolher a inteligência brasileira em toda parte do mundo”, disse.
Programa Conhecimento Brasil – CNPq
Executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa conta com um investimento de R$ 1 bilhão ao longo de 5 anos, cerca de R$ 200 milhões anuais.
Submissões e Interesse
– Mais de 2.500 pesquisadores interessados no programa.
– 1.593 propostas para repatriação de pesquisadores.
– 979 propostas para formação de redes de cooperação científica.
– Ciências Biológicas: Mais de 400 propostas;
– Ciências Exatas e da Terra: 300 propostas;
– Engenharias: Mais de 200 propostas;
O resultado preliminar dos selecionadas para o Programa Conhecimento Brasil – Atração e Fixação de Talentos está disponível no link.