A construção de uma passagem por debaixo da BR 070 é uma das obras mais esperadas pelos moradores da região do Parque Castelândia e que agora se tornará realidade em Primavera do Leste.
Com investimento de R$ 4,6 milhões, a execução será por meio de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Os recursos são da Prefeitura Municipal e não gerará ônus ao DNIT.
De acordo com o projeto, a obra fará a ligação da rua Piracicaba com a rua Rafael Borguetti, assim os moradores terão mais mobilidade, segurança e agilidade durante o deslocamento, já que não terão mais que obrigatoriamente cruzar a Rodovia BR 070 após a inauguração do “túnel”, que tem um prazo de entrega previsto de 120 dias.
Ao todo, moradores de oito bairros da cidade serão beneficiados diretamente, sem contar que a nova passagem irá ajudar a desafogar o tráfego de veículos pesados com o desvio da circulação dos carros de passeio por este trecho da rodovia federal.
“Essa é uma obra necessária que passará a ser realizada graças a essa parceria com o DNIT. Nossa expectativa é fazer com que o trânsito melhore significativamente no entorno da BR 070, mas também, principalmente, a segurança dos motoristas e pedestres que não vão mais ter que dividir espaço com as carretas que circulam pela rodovia. Assim, acreditamos que vamos reduzir o número de acidentes e facilitar a mobilidade de quem mora da região do Parque Castelândia”, pontua o prefeito Leonardo Bortolin. Ainda de acordo com ele, uma obra semelhante será feita no próximo ano, na região do Construmota.
Mudança no trânsito
Durante o período de execução das obras, o trânsito será desviado no entorno da Rodovia BR 070, conforme o planejamento de tráfego elaborado pelo DNIT.
Já a partir de sexta-feira, dia 03 de setembro, o percurso no entorno da BR 070 sofrerá algumas alterações. Para o motorista que segue sentido Campo Verde a Barra do Garças, o desvio será pelo lado direito com acesso à rua do Comércio, que passará a ser mão única (apenas no trecho sinalizado).
Já o motorista que segue pelo sentido oposto Barra do Garças a Campo Verde, terá que acessar o desvio, após a rotatória, pelo lado esquerdo com acesso à avenida São Paulo que também passará a ser mão única (apenas no trecho sinalizado).
Por meio de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a CMTU fez a sinalização de todo os trechos por onde o trânsito será desviado para a orientação dos motoristas. Os bloqueios das vias irão durar até a conclusão da obra.
A obra
De acordo com as especificações do projeto, a estrutura construída sob a rodovia BR 070 será em concreto pré-moldado com extensão de 14,40 metros e largura de 13,05 metros. O túnel não comportará veículos acima de 3,90 metros de altura.
Para oferecer segurança e mobilidade para os pedestres, será construída uma calçada de passeio em toda a extensão do túnel. “Essa passagem para os pedestres será muito importante para que as pessoas consigam cruzar a BR 070 sem ter que se arriscar em meio aos carros. Mas, nós fazemos um alerta importante. Quando a obra for inaugurada, será necessário que as pessoas respeitas o passeio e não ocupem o espaço destinado aos carros”, orienta Thiago Lima, coordenador da CMTU.