• 20 de abril de 2025
#Agronegócio

Minas Gerais Lança Plano Estadual para Florestas Plantadas

Foto:

O estado de Minas Gerais agora conta com o Plano Estadual Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, um documento estratégico elaborado para estruturar e impulsionar a cadeia da silvicultura. Coordenado pela Superintendência de Fomento Florestal, vinculada à Subsecretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o plano aborda temas como legislação de florestas plantadas, panorama do setor florestal no Brasil e em Minas Gerais, Selo Verde, Cadastro Ambiental Rural e a estruturação das cadeias produtivas do setor.

A silvicultura, que compreende o cultivo e o manejo sustentável de florestas, desempenha um papel fundamental na economia e na preservação ambiental do estado. De acordo com Miguel Ribon Júnior, superintendente de Fomento Florestal da Seapa, a iniciativa tem como objetivo oferecer uma visão estratégica do setor, facilitando o planejamento e a captação de investimentos, com foco especial nas oportunidades para micro e pequenas empresas.

“Esperamos que o documento contribua para o desenvolvimento de novos mercados, ampliação dos negócios, geração de emprego e renda nas comunidades rurais. Além disso, queremos incentivar os pequenos e médios produtores de florestas plantadas, promovendo o empreendedorismo e fortalecendo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável”, destaca Ribon.

A implementação do plano será conduzida pela Superintendência de Fomento Florestal, com o suporte da Câmara Setorial de Silvicultura, vinculada ao Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa).

Mais clareza para pequenos e médios produtores

Com a nova estratégia, a expectativa é que pequenos e médios produtores rurais tenham mais acesso a informações sobre linhas de financiamento para o setor, agroindústrias que utilizam matéria-prima oriunda de florestas plantadas, o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), além de treinamentos e orientações sobre técnicas de plantio, manejo e comercialização de produtos florestais.

Uma construção coletiva

A elaboração do plano contou com a colaboração de diversas entidades, incluindo o Núcleo de Gestão Ambiental e o Grupo de Trabalho de Florestas Plantadas. Também participaram do processo a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (InvestMinas) e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Fazenda (SEF), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Planejamento e Gestão (Seplag).

rx-silvicultura

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Minas Gerais Lança Plano Estadual para Florestas Plantadas

Pará se destaca na exportação de soja,

Minas Gerais Lança Plano Estadual para Florestas Plantadas

Hedgepoint revisa projeção da safra de soja