Coronel Roveri é eleito deputado federal por Mato Grosso
Ex-secretário de Segurança Pública conquista 47.192 votos e garante a única cadeira do Podemos na bancada mato-grossense na Câmara dos Deputados Foto: Reprodução
O coronel César Augusto de Camargo Roveri (Podemos) foi eleito deputado federal por Mato Grosso neste domingo (4), garantindo uma das oito cadeiras do Estado na Câmara dos Deputados.
Com 99,99% das urnas apuradas, Roveri recebeu 47.192 votos. O Podemos somou 243.319 votos, sendo 237.715 nominais e 5.604 destinados à legenda, e conquistou uma cadeira.
A eleição marca a estreia de Roveri nas urnas. O coronel da Polícia Militar deixou o comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) em abril deste ano para disputar uma vaga na Câmara Federal.
Roveri esteve à frente da Segurança Pública de Mato Grosso entre janeiro de 2023 e abril de 2026. Antes de assumir a secretaria, também exerceu a função de chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado.
Na eleição deste ano, ele concorreu pelo Podemos com o número 2044. A legenda lançou nove candidatos a deputado federal e conseguiu assegurar uma das oito vagas destinadas a Mato Grosso.
Mesmo não estando entre os oito candidatos com maior votação nominal no Estado, Roveri garantiu a eleição pelo sistema proporcional, que considera, além dos votos individuais, a votação obtida pelo partido na distribuição das cadeiras.
Com o resultado, Roveri iniciará em 2027 seu primeiro mandato eletivo e passará a integrar a bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, em Brasília.





