• 27 de julho de 2026
#Comunidade #Cultura #Destaque #Mato Grosso #Primavera do Leste #Redes

CULTURA

Primavera do Leste recebe evento gratuito de celebração e valorização da cultura afro-brasileira

Evento acontece no dia 29 de agosto, no Terreiro do Pai Joãozinho, com entrada gratuita e programação aberta ao público
Foto: Reprodução

O Terreiro do Pai Joãozinho – Ilê Asé Omolu Azawany promove, no dia 29 de agosto, às 19h, a primeira edição da A Noite Negra de Exu, em Primavera do Leste. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira, ampliar o conhecimento sobre as religiões de matriz africana e incentivar o respeito à diversidade religiosa.

A programação reunirá apresentações culturais, tambores, cantos, danças, vestimentas tradicionais e culinária típica, proporcionando aos visitantes uma experiência de aproximação com os saberes preservados pelos povos de terreiro. O público também poderá conhecer mais sobre Exu, orixá ligado à comunicação, aos caminhos e à transformação dentro das tradições de matriz africana.

Além do caráter cultural, a iniciativa pretende contribuir para o enfrentamento da intolerância religiosa. Segundo a organização, o evento busca desconstruir estigmas históricos que cercam a figura de Exu e promover o diálogo entre diferentes crenças e manifestações culturais.

A programação contará ainda com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para o público.

O Terreiro do Pai Joãozinho é reconhecido em Primavera do Leste pelo trabalho de fortalecimento da cultura de terreiro e pelo acolhimento de pessoas de diferentes histórias, crenças e identidades. Pai Joãozinho, homem trans e liderança religiosa da região, destaca que a proposta vai além da celebração.

“Mais do que uma festa, a Noite Negra de Exu é um convite para conhecer uma parte fundamental da cultura brasileira, fortalecer o respeito às religiões de matriz africana e celebrar a força da ancestralidade negra”, afirma.

O projeto foi contemplado pelo Edital Viver Cultura – Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Ciclo 1), por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), fortalecendo ações voltadas à valorização da diversidade cultural e das manifestações tradicionais no Estado.

Serviço

A Noite Negra de Exu

  • Data: 29 de agosto de 2026
  • Horário: 19h
  • Local: Terreiro do Pai Joãozinho – Ilê Asé Omolu Azawany, Rua Ipê Amarelo, nº 71, PVA III, Primavera do Leste
  • Entrada: Gratuita
  • Acessibilidade: Evento com intérprete de Libras.
Primavera do Leste recebe evento gratuito de celebração e valorização da cultura afro-brasileira

Homem é preso após agredir companheira e