• 20 de junho de 2026
#Agricultura #Agronegócio #Brasil #Destaque #Emprego #Infraestrutura #Mato Grosso #Primavera do Leste #Redes

LOGÍSTICA

Ferrovia estadual e terminal da BR-070 são inaugurados e marcam nova era logística em Mato Grosso

Primeiro trecho da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo e terminal ferroviário em Dom Aquino ampliam a capacidade de escoamento da produção e fortalecem a economia da região
Foto: Wellington Camuci

A Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo alcançou neste sábado (20), um marco histórico com a inauguração do primeiro trecho operacional da ferrovia e do terminal ferroviário da BR-070, localizado em Dom Aquino, próximo aos municípios de Primavera do Leste e Campo Verde. A cerimônia reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes do setor produtivo e da concessionária Rumo.

O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, do ex-governador Mauro Mendes, além de senadores, deputados, prefeitos e lideranças empresariais. Um dos momentos mais marcantes foi a chegada das autoridades a bordo de uma locomotiva conduzida pelo próprio vice-presidente.

Considerada a maior obra ferroviária em execução no Brasil, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso foi autorizada pelo Governo do Estado e prevê mais de 700 quilômetros de extensão entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá e ligação direta ao Porto de Santos. Nesta primeira etapa, foram entregues 162 quilômetros de trilhos, consolidando um novo corredor logístico para o agronegócio mato-grossense.

Durante a solenidade, o ex-governador Mauro Mendes destacou o protagonismo do Estado na implantação do projeto e lembrou que a ferrovia nasceu de uma iniciativa inédita no país.

“Naquele momento o Governo Federal queria fazer, mas não fazia. O Governo do Estado foi lá e fez a primeira ferrovia estadual. Ver esse sonho sair do papel e ganhar o caminho do centro de Mato Grosso significa melhorar a logística, retirar milhares de carretas das rodovias e garantir mais competitividade para a nossa produção”, afirmou.

Mauro também ressaltou que, embora o empreendimento tenha contado com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o investimento será integralmente pago pela concessionária.

“O banco tem um papel importante, mas é um financiamento que será pago com juros e correção monetária. O mérito está em quem criou as condições para que essa obra acontecesse”, acrescentou.

O governador Otaviano Pivetta classificou a ferrovia como uma das obras mais importantes da história recente de Mato Grosso e reforçou que o contrato firmado com a concessionária prevê a continuidade da ferrovia até Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

“Nós temos um contrato e vamos cobrar o seu cumprimento. Mato Grosso continua crescendo, aumentando sua produção e precisa de infraestrutura para acompanhar esse desenvolvimento”, disse.

Pivetta também voltou a defender mudanças na política econômica nacional para viabilizar novos investimentos em infraestrutura.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou os benefícios da ferrovia para a competitividade do país e lembrou a participação do Governo Federal por meio de financiamentos e programas de incentivo.

“São 163 quilômetros de ferrovia extremamente importantes para levar a produção do Mato Grosso ao Porto de Santos. Quem ganha é a população, com redução de custos, mais competitividade, menos acidentes e menor emissão de carbono”, afirmou.

 

TERMINAL DA BR-070

Além da entrega do primeiro trecho da ferrovia, a cerimônia marcou a inauguração do terminal ferroviário da BR-070, instalado em Dom Aquino.

A estrutura possui capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano e ocupa uma área de aproximadamente 200 hectares. O complexo conta com cinco tombadores, capacidade para descarregar até 35 caminhões por hora, carregamento ferroviário de até 16 vagões por hora, armazenagem estática de 42 mil toneladas e estacionamento para até 250 caminhões.

Durante o pico das obras, mais de 800 trabalhadores atuaram na construção do terminal. Com o início das operações, cerca de 200 empregos diretos devem ser mantidos.

O prefeito de Primavera do Leste, Sergio Machnic, destacou os impactos positivos que o empreendimento deve gerar para toda a região.

“Primavera do Leste está a poucos quilômetros deste terminal e já se prepara para uma nova realidade. A expectativa é que novas empresas se instalem na região para atender essa demanda. É um desafio positivo e estamos preparados para receber esse crescimento”, afirmou.

Já o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, ressaltou a importância estratégica do terminal para os municípios do eixo da BR-070.

“Estamos inaugurando não apenas a chegada dos trilhos à região, mas também um terminal que vai movimentar mais de 10 milhões de toneladas por ano. Isso reduz custos, gera oportunidades e fortalece toda a economia regional”, destacou.

A expectativa é que as operações iniciem em fase de testes ainda neste mês e ganhem escala ao longo do segundo semestre. A partir de 2027, o terminal deverá operar com maior intensidade, consolidando-se como um dos principais polos logísticos do agronegócio brasileiro.

Ferrovia estadual e terminal da BR-070 são inaugurados e marcam nova era logística em Mato Grosso

Vira Saúde realiza mutirão com mais de

Ferrovia estadual e terminal da BR-070 são inaugurados e marcam nova era logística em Mato Grosso

Ferrovia estadual e terminal da BR-070 são