• 10 de fevereiro de 2026
#Destaque #Mato Grosso #Polícia #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis #Segurança Publica

POLÍCIA

Operação conjunta apreende caminhão com cabines roubadas e prende grupo por receptação em Rondonópolis

Abordagem integrada entre RAIO, PRF e PM no bairro Tancredo Neves resultou na apreensão de veículos, peças de alto valor e na detenção de adultos e um menor envolvidos em esquema de transporte de produtos ilícitos
Foto: Divulgação

Uma operação conjunta entre equipes do RAIO, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar resultou na apreensão de um caminhão carregado com cabines e peças de veículos roubados, além da detenção de quatro envolvidos, na manhã desta segunda-feira (09), por volta das 9h40, no bairro Tancredo Neves, em Rondonópolis.

Durante motopatrulhamento tático, a equipe do RAIO recebeu solicitação de apoio da PRF para abordagem de um caminhão Mercedes-Benz 1513, de cor vermelha, que estaria transportando cabines de cavalos-tratores e outras peças provenientes de roubo e/ou furto. O veículo foi localizado estacionado em frente a uma oficina mecânica, identificada como “Milton Funilaria e Pintura”.

Na abordagem, os policiais identificaram como condutor o suspeito M.A.S.F. A PRF assumiu a ocorrência e conduziu o caminhão até a Unidade Operacional da corporação em Rondonópolis, onde foi feita a verificação detalhada do material transportado. Durante a ação, uma caminhonete Toyota Hilux branca, que atuava como “batedor” do caminhão, passou em alta velocidade pelo local e fugiu em direção à BR-163, sendo perseguida por equipes da PRF e da PM.

Após entrar em uma estrada vicinal, a Hilux foi abandonada, e os ocupantes fugiram para uma área de mata, deixando para trás o suspeito W.R. Posteriormente, a equipe do RAIO localizou e deteve os outros ocupantes: E.J.S.F., que portava a chave da caminhonete no bolso, e G.H.F.M., este menor de idade. Ambos foram encaminhados à unidade operacional da PRF para os procedimentos legais.

Na verificação das peças transportadas, foram identificadas duas cabines de cavalos-tratores da marca Scania — uma azul e outra branca — pertencentes a veículos com registro de roubo. Uma delas era de um Scania R 450 A6X2, cor branca, placa SDU5I26, roubado em 18 de janeiro de 2026, no município de Campo Verde (BO 2026.19160). A outra cabine correspondia a um Scania R 450 A6X2, cor azul, placa GJQ8C33, roubado em 29 de janeiro de 2026, em Diamantino (BO 2026.32089).

Além disso, foi localizado na carroceria da Hilux um radiador da marca Scania, ano 2022, compatível com o modelo R 450 A6X2, o mesmo do veículo roubado em Campo Verde, reforçando os indícios de envolvimento no esquema de receptação.

Em depoimento, M.A.S.F. afirmou que foi contratado em Rosário Oeste para transportar as cabines e peças até Rondonópolis, alegando acreditar que se tratavam de veículos “finan”, ou seja, com pendências financeiras. No entanto, a polícia destacou que o suspeito possui passagens anteriores por receptação de peças automotivas, registradas nos anos de 2019 e 2025. Já W.R. declarou ser mecânico e disse que estaria na cidade apenas para verificar peças de um caminhão, sem apresentar informações que sustentassem sua versão. Os demais envolvidos optaram por não se manifestar.

Todo o material apreendido, os veículos e os suspeitos foram encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis, com uso de algemas e sem registro de lesões corporais, para as providências cabíveis. Os aparelhos celulares dos envolvidos foram lacrados, assim como módulos das cabines, para perícia e investigação. Um advogado, inscrito na OAB, acompanhou todos os procedimentos realizados tanto na sede da PRF quanto na delegacia.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que apura a origem das peças, a possível existência de uma rede organizada de receptação e transporte de veículos roubados e a participação de outros envolvidos no esquema.

Operação conjunta apreende caminhão com cabines roubadas e prende grupo por receptação em Rondonópolis

Plantio de algodão avança e atinge quase