Estudantes devem publicar vídeos sobre prevenção de incêndios até dia 14; mais curtidos ganham tablets
Foto:
Os estudantes das cinco Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II, em Mato Grosso, têm até sexta-feira (14.11) para participar do Desafio Repórter Sentinelas do Amanhã, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O desafio propõe que os alunos produzam vídeos sobre o tema “Como prevenir e evitar queimadas e incêndios florestais”, com o objetivo de estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre o uso responsável do fogo, além da importância da educação e da conservação ambiental.
A iniciativa faz parte do programa Sentinelas do Amanhã, desenvolvido ao longo deste ano pela corporação. O projeto capacitou cerca de 1,1 mil educadores sobre o tema, que, por sua vez, repassaram o conteúdo a centenas de alunos, ampliando o alcance das ações de conscientização nas escolas.
Para participar do desafio, os estudantes devem produzir vídeos de até um minuto, no formato de entrevista, em que o participante atua como repórter, fazendo perguntas a um responsável, a um familiar ou a outro adulto sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula relacionados à prevenção de queimadas e incêndios florestais.
Os vídeos devem ser publicados no Instagram das escolas militares, marcando o perfil oficial do Corpo de Bombeiros Militar (@CBMMT) e mencionando o nome do aluno responsável pela produção. As postagens devem incluir as hashtags #cbmmt #meioambiente #bombeiros #salvamento #diganaoasqueimadas.
Os vídeos que receberem mais curtidas serão premiados com tablets. Cada escola terá um aluno vencedor, que também indicará o professor tutor responsável por apresentar o conteúdo do programa Sentinelas do Amanhã, valorizando o papel dos educadores nesse processo. Ao todo, serão entregues 10 tablets, sendo cinco para os alunos vencedores e cinco para os professores indicados.
“Formar crianças e jovens conscientes e engajados é fundamental para promover uma cultura de responsabilidade ambiental e reduzir o uso irregular do fogo, tanto no campo quanto na cidade. A iniciativa busca despertar o protagonismo juvenil e incentivar o uso das redes sociais de forma consciente, como instrumentos de aprendizado e transformação positiva”, concluiu o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes.
Confira o regulamento completo.
Fonte: Governo MT – MT






