• 28 de julho de 2025
#Polícia

TECNOLOGIA NA SEGURANÇA

Reconhecimento facial do Vigia Mais MT ajuda a prender dois foragidos da Justiça

Sistema já possibilitou a captura de 60 criminosos e a recuperação de R$ 6,4 milhões em bens no Estado
Foto: Reprodução

Dois homens foragidos da Justiça foram presos neste sábado (27), com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, em ações distintas realizadas em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. As prisões aconteceram durante operações de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que opera as câmeras espalhadas em pontos estratégicos do Estado.

Em Chapada dos Guimarães, durante o Festival de Inverno, um homem de 44 anos, condenado a 18 anos e 8 meses de prisão por estupro de vulnerável, foi localizado após ser identificado pelas câmeras da Plataforma de Observação Elevada (POE). Ele possuía mandado de prisão em aberto por abusar de duas vítimas.

Já na capital, em Cuiabá, outro foragido — desta vez por roubo — foi identificado enquanto caminhava pela Avenida Fernando Corrêa da Costa. A central de monitoramento acompanhou o suspeito em tempo real até que ele fosse abordado por uma guarnição da Polícia Militar, dentro de um ônibus do transporte coletivo. O homem foi conduzido à delegacia e segue à disposição da Justiça.

O Vigia Mais MT é um dos principais investimentos em segurança pública do Estado. O programa, que inicialmente previa a entrega de 15 mil câmeras para os 142 municípios de Mato Grosso, agora ultrapassa 20 mil equipamentos instalados, com a adesão de órgãos como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que equipou escolas estaduais com 5.500 câmeras.

A ferramenta de reconhecimento facial, implantada em 2023, já resultou na prisão de 60 foragidos e na recuperação de 123 veículos roubados ou furtados apenas em 2025. Segundo o governo estadual, o sistema permitiu a devolução de cerca de R$ 6,4 milhões em bens à sociedade, consolidando a iniciativa como um dos pilares da segurança pública em Mato Grosso.

Reconhecimento facial do Vigia Mais MT ajuda a prender dois foragidos da Justiça

Casal morre e três ficam feridos após