• 27 de março de 2025
#Agronegócio

Estudo Destaca a Relevância na Escolha de Compatibilizantes para Calda de Pulverização

Foto:

A busca pela eficiência na pulverização agrícola passa, muitas vezes, pela escolha adequada de compatibilizantes que garantam a fluidez e a estabilidade da calda. A Satis, empresa que oferece o programa Aplik+ para orientar a correta aplicação de agroquímicos e fertilizantes foliares, também se dedica ao desenvolvimento de soluções para otimizar a mistura e aplicação desses produtos. Seu objetivo é evitar problemas operacionais na pulverização e melhorar a eficiência no controle de danos nas lavouras.

Com esse foco, a Satis colaborou com o Instituto Dashen, uma instituição paranaense de pesquisas agrícolas, para validar os benefícios do Liq-D, um produto já utilizado no campo para aumentar o rendimento operacional da pulverização. O estudo teve como objetivo testar a estabilidade e fluidez da calda de pulverização quando o Liq-D é utilizado como compatibilizante em misturas com agroquímicos. Os resultados comprovam que o Liq-D reduz a formação de resíduos na peneira e diminui a necessidade de manutenções frequentes, o que contribui para a mitigação de problemas no sistema de pulverização.

Calda mais homogênea significa uma aplicação mais eficiente, com uma maior quantidade de ativos atingindo o alvo nas lavouras e, consequentemente, menor perda. Nesse contexto, a escolha correta de compatibilizantes torna-se essencial para garantir a mistura adequada dos agroquímicos e a eficiência do controle da operação.

Fabrício Porto, gerente de Inovação da Satis, explica que os resultados do estudo realizado pelo Instituto Dashen serão divulgados nas consultorias e visitas do programa Aplik+ aos produtores, além de serem usados em treinamentos com revendedores e consultores. O objetivo é proporcionar mais conhecimento sobre a pulverização e a importância dos compatibilizantes no processo.

Resultados do Estudo

O estudo realizou uma avaliação de estabilidade física das caldas logo após a mistura. Embora todos os tratamentos de calda apresentassem sedimentação, esta foi eliminada após a redispersão. O tratamento com os defensivos sozinhos gerou a formação de grumos e um creme consistente que não desapareceu com a redispersão. Seis horas após o repouso das caldas, observou-se a formação de grumos e cremes nos tratamentos com apenas os agroquímicos e com o produto concorrente. Já a calda com Liq-D manteve apenas a sedimentação, que foi eliminada após a redispersão.

Outro dado relevante do estudo foi a retenção de massa no sistema de pulverização. Com o uso do Liq-D, a retenção de resíduos foi significativamente menor, chegando a 0,0955 g em um sistema com filtros de bico malha 100 e filtros de linha malha 60. Isso demonstra a eficácia do produto em minimizar resíduos no circuito de pulverização, resultando em uma maior quantidade de ativos no alvo e menor contaminação do maquinário. Comparativamente, o concorrente apresentou retenção de 0,1208 g e a amostra testemunha, 0,2701 g. Esses resultados reforçam a importância de escolher corretamente o compatibilizante para garantir uma pulverização mais eficiente e sustentável.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio