• 19 de abril de 2025
#Esportes

Ministério do Esporte lança Revelar Talentos no Rio Grande do Norte

Foto:

O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Excelência Esportiva (SNE), firmou parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para a implantação de um núcleo de esporte de base do Programa Revelar Talentos. A iniciativa é voltada para a identificação e o desenvolvimento de jovens atletas de judô, wrestling e ginástica rítmica. O aporte do MEsp para o projeto é de R$ 600 mil.

Com duração de 12 meses, o programa selecionará 30 atletas, sendo 10 por modalidade, para receberem treinamento especializado, suporte multidisciplinar e bolsa-auxílio de R$ 400,00. Os treinamentos vão ocorrer nos campi Natal-Central, Natal-Centro Histórico e Zona Leste do IFRN, além da Associação de Ginástica de Natal (Aginat).

É com grande alegria e orgulho que estamos inaugurando mais um núcleo do Revelar Talentos, dessa vez nos campi em Natal. O núcleo é um marco importante para o desenvolvimento do esporte na Região Nordeste, e traz consigo a promessa de transformar vidas. As modalidades não foram escolhidas por acaso. Elas representam não só a diversidade e a riqueza do nosso esporte, mas também o espírito de inovação e inclusão que queremos promover”, disse a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.

De acordo com ela, o objetivo do Revelar Talentos é oferecer oportunidades iguais para jovens de todas as partes do Brasil, garantindo que todos tenham a chance de alcançar o seu potencial máximo. “Esse núcleo em Natal é um passo essencial nessa jornada, proporcionando infraestrutura de ponta, treinamento especializado e apoio contínuo para nossos jovens atletas.”

Os participantes terão acompanhamento técnico diário, apoio de preparadores físicos e fisioterapeutas, além de incentivo à participação em competições regionais e nacionais.

Revelar Talentos
O programa Revelar Talentos oferece apoio a equipes e atletas brasileiros que se encontram nas fases iniciais do treinamento esportivo. O objetivo é detectar e revelar jovens atletas, desenvolvendo o potencial esportivo de crianças e adolescentes que estão iniciando no esporte de excelência. O público-alvo são atletas com idade até 21 anos, treinadores, técnicos, equipe multidisciplinar, pesquisadores e gestores.

Desde o lançamento da iniciativa, em abril de 2024, aproximadamente 700 jovens promissores passaram a ser atendidos, com foco no desenvolvimento para o alto rendimento. Além disso, o programa recebeu recursos para a criação de oito novos núcleos, totalizando 31 núcleos em 15 estados brasileiros e abrangendo diversas modalidades esportivas.

No Rio Grande do Norte, a meta é fortalecer o esporte de base e consolidar o estado como um polo de formação esportiva. As inscrições serão on-line, com datas e critérios a serem divulgados nos canais oficiais do IFRN. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Assessoria de Comunicação – Ministério do Espo

Fonte: Ministério do Esporte

Ministério do Esporte lança Revelar Talentos no Rio Grande do Norte

Café mais caro: Entenda os fatores que

Ministério do Esporte lança Revelar Talentos no Rio Grande do Norte

Sem estoques, Várzea Grande não irá ampliar